top of page

ENTREVISTA COM DANIELLE BARBIZAN, GERENTE DE FRAGRÂNCIAS DA RECKITT INDUSTRIAL, DETENTORA DE BOM AR

Atualizado: 24 de jan.

A Essência do Sucesso: Fragrâncias que Encantam e Inspiram



Dani Barbizan, Gerente de Fragrâncias da Reckitt Industrial para a América Latina, lidera uma equipe de avaliadores olfativos comprometidos com a criação de fragrâncias que conquistam consumidores e elevam a experiência dos produtos Bom Ar, além de marcas como Veja e Harpic. Em uma entrevista exclusiva, Dani revela como a Reckitt utiliza pesquisas de mercado e colaborações com renomadas casas de fragrâncias para criar produtos inovadores e alinhados às tendências. Através de um programa de embaixadores internos e estudos com consumidores, a empresa se mantém à frente na identificação de preferências e na inovação tecnológica, oferecendo fragrâncias que proporcionam bem-estar e atendem às necessidades específicas de cada ambiente da casa.


 

Quem é Dani Barbizan? Conte-nos um pouco sobre a sua carreira e sua posição atual na Reckitt.

 

Ingressei na Reckitt Hygiene Industrial em dezembro de 2018 e sou Gerente de Fragrâncias para toda a América Latina. Meu time de avaliadores olfativos trabalha ao lado das equipes de pesquisa, desenvolvimento e marketing, assim como de nossos parceiros, as 4 maiores casas de fragrâncias do mundo, para desenvolver os produtos de Bom Ar e de marcas como Veja e Harpic. No mundo inteiro, existem pouco mais de 700 avaliadores olfativos formais, e a Reckitt Hygiene Industrial é uma empresa que tem time de fragrâncias descentralizado, com gerentes espalhados por todas as regiões do mundo, e que tem a missão de desenvolver as fragrâncias que mais se encaixam, tecnicamente, em nossos produtos e ao mesmo tempo atendam aos desejos dos nossos consumidores. Além do meu trabalho na Reckitt, também atuo como professora na Paralela Escola Olfativa, única instituição focada no ensino técnico de fragrâncias, com chancela francesa, presente no Brasil.



Para o desenvolvimento de novas fragrâncias da marca Bom Ar, vocês realizam pesquisas de mercado para entender as expectativas do consumidor. Quais os principais critérios ou dados necessários a serem levantados para dar início a um novo projeto de fragrâncias para casa?

 

Na Reckitt Hygiene Industrial, nós temos um programa de embaixadores para o desenvolvimento de produtos, uma iniciativa voluntária que integra funcionários no processo de criação. O programa teve início em 2023 e já influenciou diretamente mais de 10 projetos. Vários aspectos da inovação são testados nesse processo, como cor, fragrância, eficácia de limpeza, textura dos produtos, estudos voltados para embalagens e as novas fragrâncias. Cerca de 290 colaboradores do Grupo Reckitt estão cadastrados na base da equipe responsável para participar dos testes, e já houve avaliações com aproximadamente 175 participantes em estudos de aceitação. Também foram implementadas ferramentas digitais para coleta e análise de dados, tornando o processo mais eficiente.

 

Além disso, nós também realizamos pesquisas com os consumidores finais em geral, tendo como objetivo detectar tendências de fragrâncias que estão em alta, as que não são tão queridas e os critérios que chamam a atenção do consumidor no momento da escolha desses produtos, entre eles a presença de ingredientes mais naturais e a sensação de bem-estar. Outro fator que pode despertar o interesse do consumidor é a tecnologia diferenciada dos produtos, como os capazes de neutralizar maus odores.


 

Sabemos que em uma residência, pela existência de diversos ambientes, temos necessidades diferentes em perfumação. Como vocês idealizam as fragrâncias, considerando caminho olfativo e tecnologias aplicadas?

 

Com certeza cada ambiente da casa necessita de uma atenção especial. Por exemplo, se pensarmos na cozinha, o ideal é optar por fragrâncias que tragam frescor para o ambiente, além de serem mais neutras, como as de linho, ou as alinhadas com o ambiente culinário, como as mais cítricas. Já para salas de estar ou salas de TV, as fragrâncias mais recomendadas são aquelas capazes de amplificarem a sensação de conforto e relaxamento, como linho, florais delicados e a queridinha lavanda. Se o objetivo é trazer mais alegria e cor ao espaço, as fragrâncias frutais são as mais indicadas, e as cítricas ajudam a trazer aquele toque de energia ao ambiente. No banheiro ou lavabo, ideal optar por fragrâncias que tragam, além do conforto, um sentimento de limpeza e frescor, como linho para os consumidores mais tradicionais, e os florais delicados para aqueles que querem adicionar um toque a mais. Para quartos e escritórios, o mood de conforto e relaxamento também é predominante, por isto lavanda, linho e florais delicados combinam muito bem – o mesmo é válido para halls de entrada e corredores, trazendo sensações de boas-vindas, sendo possível inserir também as fragrâncias cítricas e frutais, caso o mood esperado seja mais vibrante e jovial.



Como ocorre o processo de desenvolvimento junto às casas de fragrâncias, desde o briefing? Quais são os maiores desafios?


O desenvolvimento ocorre depois que a nossa área de marketing de Bom Ar desenvolve um conceito e nos dá o desafio de criarmos algo completamente novo. Na sequência, mapeamos o mercado nacional e internacional para que possamos encontrar a melhor tendência olfativa que venha de encontro com o conceito eleito. Como estudamos constantemente o consumidor brasileiro, ajustamos essa tendência ao estilo olfativo do brasileiro. Aqui começa o desenvolvimento criativo da fragrância, que se dá através de conversas com renomados perfumistas que atuam em nossas casas de fragrâncias parceiras. Assim que atingimos o olfativo que imaginávamos, temos o momento dos ajustes técnicos, para que esta fragrância seja estável na base do produto, compatível com os materiais de embalagem e consiga entregar todas as performances pensadas para o novo produto – que, por exemplo, contenha óleos essenciais ou contenha tecnologias específicas, como neutralização de maus odores. Na sequência realizamos todos os estudos internos de screening e validamos com laboratórios credenciados pelos órgãos regulamentadores brasileiros, para poder comprovar os benefícios que comunicaremos para nossos consumidores.

 

 

Atualmente, quais as principais tecnologias utilizadas nas composições das fragrâncias da Bom Ar e as apresentações disponíveis?

 

Nossos produtos levam a tecnologia de neutralização de odores, especialmente o Spray de Ambientes, que foi desenvolvido para neutralizar maus cheiros de fritura, cigarro, banheiro e deixados por animais domésticos. Isso acontece porque a fórmula de suas fragrâncias conta com ingredientes especiais que, por causa da sua composição molecular, tem alta afinidade com esses odores indesejados e são capazes de se ligar a eles, neutralizando a percepção destes nos ambientes.

 

Quando pensamos em nosso Difusor Elétrico Líquido, estamos falando de um formato que contém 100% de fragrância, e por isto é capaz de perfumar qualquer ambiente continuamente enquanto estiver na tomada, contando com a possibilidade de customizar a intensidade das fragrâncias, dependendo do tamanho do cômodo e do quanto você quer que a fragrância seja percebida no ambiente. Trata-se de um formato único no mercado brasileiro, com a presença de óleos essenciais que garantem uma perfumação mais sofisticada e diferenciada.



Vocês já têm realizado algum trabalho de desenvolvimento de fragrâncias, levando em consideração a neurociência? Quais seriam os maiores benefícios que ela pode trazer, quando aplicadas aos produtos, para o consumidor final?

 

Nosso time de fragrâncias global já está analisando esta perspectiva das fragrâncias e, inclusive, temos iniciativas em estudo em outras geografias. Entretanto, existem questões dos órgãos regulamentadores brasileiros que restringe este tipo de abordagem para produtos de household. No Brasil, este tipo de benefício está permitido para ser passado ao consumidor somente em produtos que sejam utilizados para cuidados com a saúde.


 

Vocês observam algum impacto significativo em mudança de consumo de fragrâncias para casa nos últimos anos? Para você, quais seriam os fatores determinantes nesse caso?

 

Sim. Com a pandemia, o consumidor desenvolveu uma relação diferente com a casa, tornando-se um lugar onde ele passa muito mais tempo e, por isso, precisa trazer bem-estar e conforto, o que pode ser atingido através de diferentes fragrâncias customizando ambientes diversos. Uma forma de ajudar os consumidores a acessarem essas experiências é através de óleos essenciais infusionados em fragrâncias.

 

Quando olhamos para os caminhos olfativos das fragrâncias dos produtos mais vendidos em 2023, percebemos que as de lavanda foram campeãs de escolha, seguidas por florais, linho e florais delicados. Os perfumes cítricos ficaram em 5º lugar, mas foram os que apresentaram maior crescimento anual dentre as cinco principais*. Isso também corrobora para a tendência de escolha dos consumidores pela criação de um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

*Fonte: Dunhumby data – all segments - Brazil 




Quais as maiores expectativas em relação ao futuro das fragrâncias e como provavelmente vivenciaremos essa nova fase?


O consumidor brasileiro valoriza muito a higiene pessoal e a limpeza da casa, além de ser guiado pelo cheiro. De acordo com a consultoria Euromonitor*, o Brasil é o maior mercado mundial de perfumes. O consumo não parou de crescer nem mesmo durante a pandemia e, em 2022, o País foi responsável por um faturamento de 6,8 bilhões de dólares. A expectativa é que o mercado continue em ascensão.

*Fonte: Pesquisa da Euromonitor International divulgada pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos


 

Algum projeto em especial, que mereça destaque, considerando algumas tendências de mercado para 2025?


Como ainda estão em fase de desenvolvimento, não podemos compartilhar detalhes, mas podemos dizer que nosso time está cheio de ideias e criando possibilidades incríveis para os brasileiros.


 

O futuro das fragrâncias parece promissor, guiado por um consumidor cada vez mais exigente e atento às tendências de bem-estar e sustentabilidade. A carreira de Dani Barbizan na Reckitt destaca a importância da inovação e da pesquisa de mercado para atender às necessidades específicas dos consumidores. Com tecnologias avançadas e um foco crescente em ingredientes naturais, o mercado de fragrâncias no Brasil e no mundo segue em expansão, refletindo o desejo por produtos que proporcionem conforto e transformem ambientes. As expectativas são altas, e a busca constante por novas experiências olfativas promete continuar a moldar o setor nos próximos anos.

 




 

Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria



コメント


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page