Representando um momento e tipo de emoção, fragrâncias refletem as diferentes fases do ciclo lunar
O ciclo lunar é um fenômeno fascinante que há séculos inspira a humanidade. Ela exerce poderes sobre a terra e sobre todos os seres vivos. Se observarmos as fases da lua, podemos encontrar inúmeras lições e paralelos para nossa própria jornada na vida.
As diferentes fases da lua tem propriedades únicas que afetam as nossas emoções de modo geral, inclusive aquelas que dizem respeito a nós mesmas, como a autoconfiança, as inseguranças, as potencialidades e os medos. Assim como a lua passa por suas diferentes fases, nós também vivemos em constante mudança e crescimento.
Buscando integrar a energia da natureza e promover o bem-estar, a EF International Fragrance se inspirou nas quatro fases da lua para criar fragrâncias únicas, que nos permitissem explorar e expressar a diversidade de nossas emoções através da arte da perfumaria.
"Na jornada perfumada inspirada pelas quatro fases da lua, cada fragrância é uma viagem olfativa que captura nuances emocionais únicas de renovação, crescimento, paixão e libertação."
A perfumista Fernanda Faigle realizou uma imersão olfativa pelas quatro fases da lua. Vamos conferir?
LUA NOVA
A Lua Nova é considerada um momento de renovação, novos começos e introspecção. Muitas práticas espirituais e religiosas consideram a Lua Nova como um momento para a meditação, oração e realização de rituais de limpeza e purificação.
A primeira fase da Lua, a Lua Nova, onde se começa a jornada olfativa, é completamente escura. Essa fase fala de silêncio criativo, sonho e mistério.
A fragrância de ambiente criada para representá-la possui no topo um acorde de orvalho noturno com um ingrediente que fala de criatividade, de sonhar e também do acesso ao subconsciente, que é o anis-estrelado. O corpo combina a raiz de íris, que é totalmente conectada com introspecção, meditação e silêncio, com a raiz de angélica, que remete à inspiração e a conexão com o nosso lado espiritual. Seu fundo traz o cedro, as folhas de violeta e o acorde de terra molhada, que é para evocar o momento em que a semente está dentro da terra, como se ela estivesse mergulhada no mistério do mundo, na escuridão criativa.
LUA CRESCENTE
A Lua Crescente fala de vitalidade, de alegria e de coragem. Momento para celebrar o que se conquistou, expressar gratidão e compartilhar alegria.
Considerando a composição da fragrância, a perfumista se inspirou no momento em que a semente vai brotar e que precisa do impulso que coloca na direção do novo.
No topo da fragrância, ela trabalhou com bergamota, que conecta com a vitalidade e a inocência, a bruma de cachoeira, que representa a leveza e a liberdade e a laranja doce, que traz energia e alegria. O gerânio no corpo fala muito de coragem, que é justamente o que a semente precisa ter nesse momento para que a planta aponte seus primeiros brotos em direção ao sol, acompanhado do gálbano, que tem a ver com a capacidade de adaptação a novas experiências, o petitgrain, que trabalha a autoconfiança e folhas de violeta. No seu fundo, uma bela combinação de sândalo e musk.
LUA CHEIA
A Lua Cheia está associada a sentimentos intensos, paixão e romance, o que pode levar algumas pessoas a acreditarem que é a "Lua do Amor". É o momento de expressão plena. Essa fase fala de poder pessoal, de realização e também de amor, pois quando se está pleno, é possível se entregar. A Lua Cheia fala também de autoconfiança e de realização no mundo e remete ao momento em que a planta tem flores e frutos.
A fragrância traz em sua saída a rosa vermelha, que é a expressão plena. Essa rosa vermelha chega bem licorosa, sendo na verdade, um "licor de rosas vermelhas", com uma nota de mel envolvendo tudo, significando a entrega, o êxtase e a doçura.
No corpo, ela usou a flor de laranjeira, que simboliza a união de opostos, o casamento e o jasmim, que significa Eros, o encantamento. Evoluindo do corpo para o fundo, temos a presença das amêndoas e tâmaras, que significam frutificar, ou seja, se realizar no mundo. E, por fim, uma combinação de canela que trabalha a atitude, junto com a mirra e o sândalo, que resgata o abraço do feminino e do masculino.
LUA MINGUANTE
A Lua Minguante é um momento de acolhimento, sabedoria e desapego, de deixar as folhas caírem para que a vida possa renascer, de integrar tudo o que viveu no último ciclo, de gratidão e relaxamento depois da realização. A energia da Lua Minguante pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e promover a cura emocional. Fase ideal para limpar e purificar energias, podendo esse ser realizado por meio de rituais de limpeza.
A composição desta fragrância traz a artemísia, que tem a ver com sabedoria e integração de aprendizados junto com um acorde de camomila e benjoim, que representa o relaxamento e o auto-acolhimento, com folhas secas e o cipreste, que na aromaterapia tem a ver com deixar ir, desapego e fechamento de ciclos.
As fases da lua nos inspiram a abraçar a mudança, aceitar o fluxo da vida e acreditar na constante evolução. Assim, como a lua nunca deixa de seguir seu ciclo, nós também podemos nos adaptar, crescer e florescer ao longo de nossa própria jornada.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista em Perfumaria
Comentarios