DO AUTOCUIDADO ÀS EXPERIÊNCIAS COLETIVAS: SYMPLA APONTA ASCENSÃO DE EVENTOS WELLNESS NO BRASIL, EM ESPECIAL AS CORRIDAS DE RUA
- Gisele Barros
- há 7 minutos
- 3 min de leitura
Com mais de 4.300 mil eventos simultâneos no segmento de esportes, marketplace destaca que o bem-estar coletivo virou lifestyle no pós-pandemia.

A busca por saúde mental, equilíbrio e qualidade de vida deixou de ser tendência para se consolidar como estilo de vida — especialmente no pós-pandemia. Reflexo desse movimento cultural e comportamental, a Sympla, líder do setor de eventos no Brasil, registra um crescimento consistente na oferta e procura por eventos esportivos dentro da plataforma. Com a oferta de mais de 4.300 mil iniciativas simultâneas no segmento, o marketplace cresce cerca de 35% até o final do ano em produção e oferta de experiências nesse nicho, que contempla também atividades relacionadas à saúde mental e bem-estar.
De acordo com Rodrigo Cartacho, CEO e Co-founder da Sympla, a procura vai muito além de competições tradicionais. “As pessoas começaram a olhar muito mais para saúde, alimentação e atividade física. O que atrai hoje é o evento que oferece uma experiência ao atleta — uma medalha bonita, um kit atleta de qualidade, um pós-evento animado e diferente, a chance de registrar fotos e compartilhar nas redes sociais. Eventos puramente competitivos estão perdendo espaço para aqueles que criam memórias”, afirma.
Nesse cenário, a corrida de rua desponta como a modalidade mais democrática e de maior destaque dentro da plataforma, com um crescimento de 28% na oferta de eventos disponíveis na Sympla no comparativo de 2024 para 2025, reunindo tanto atletas amadores quanto grupos de amigos que se encontram para socializar após o percurso. “Esse movimento reflete uma mudança de comportamento: mais do que competir, os brasileiros buscam pertencimento, querem se conectar, compartilhar experiências e viver o esporte como um estilo de vida”, comenta Rodrigo Cartacho.
Eventos que misturam atividade física, música e socialização vêm ressignificando o entretenimento, tornando-se verdadeiras práticas de bem-estar coletivo. O PagoRun, criado por um grupo de pagode que combina corrida e show ao vivo, e o Bop Games - festival multiesportivo que se consolidou como o maior da América Latina, são bons exemplos desse movimento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Bop Games, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre o perfil e as motivações dos participantes de eventos esportivos no Bop Games, atletas na faixa dos 31 aos 40 anos de idade compõem a maior proporção de participantes, reunindo 31% do total.
O esporte como nova forma de conexão e entretenimento coletivo
O período pós-pandemia consolidou uma mudança de comportamento: saúde mental, equilíbrio e qualidade de vida passaram a ser prioridade no dia a dia dos brasileiros. Segundo o especialista em eventos esportivos da Sympla, o efeito pandemia mostrou que as pessoas estão mais preocupadas em se manter saudáveis desde a alimentação até a prática de atividades físicas. O movimento pode ser medido nos nossos números, já que entre 2022 e 2025, o volume de eventos esportivos cadastrados na Sympla cresceu 149%, enquanto o número de inscrições vendidas saltou 262%, se comparado entre 2017 e 2020. Os dados refletem não apenas a retomada, mas a consolidação do esporte como uma experiência coletiva e de entretenimento.
Mais do que números, o que se observa é a transformação do esporte em estilo de vida coletivo, o lifestyle virou o bem-estar no pós pandemia. A Sympla acompanha esse movimento se posicionando como o marketplace da vida ao vivo, a partir de uma plataforma que conecta produtores e público, abrindo espaço para iniciativas plurais que vão de retiros de yoga a festivais esportivos dos mais variados portes, desde grandes competições a encontros minimalistas e com públicos bem segmentados. “Nossa equipe pratica e respira esporte diariamente, o que nos permite entender desde os jargões do segmento as dores dos organizadores. Muitas vezes, acolhemos novos movimentos de forma orgânica, como produtores de entretenimento que encontram na corrida de rua um caminho natural de expansão”, destaca Cartacho.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
