DIA DOS NAMORADOS! SAIBA COMO MONTAR O ‘KIT SELF-CARE’ PARA PELES NEGRAS
- Gisele Barros
- 3 de jun.
- 3 min de leitura
Especialista em pele preta, Jéssica Magalhães seleciona hidratação profunda, clareamento seguro e ação antioxidante, em produtos com boa absorção e pH compatível.

Neste Dia dos Namorados, 12, nem tudo que a(o) crush deseja são flores – ou chocolates. Para quem quer acertar no presente ideal, a YouGov divulgou as tendências ‘românticas’ de 2025, já que apenas 12% dos homens e mulheres se comprometeram a comprar chocolates, seguido por flores (10%) e comida (9%).
Considerando o ticket médio de R$ 238 do último Dia dos Namorados, segundo projeções da CNDL e SPC Brasil, os pretendentes devem estar atentos ao crescimento do setor de ‘estética e autocuidado’ – escalando à 122% na última década, segundo a Adtech.
Entretanto, é necessário ser cauteloso com as armadilhas do mercado da beleza, especialmente para a pele preta. A fim de não errar no presente, a Avon divulgou que 46% das mulheres negras desistem de adquirir produtos “self-care” – justamente por não encontrar o tom compatível com a sua pele. Nesse cenário, os pretendentes que ainda estão em dúvida com o presente da(o) crush podem contar com a curadoria da biomédica esteta Jéssica Magalhães.
“A seleção dos produtos para a pele negra é feita com base nas necessidades específicas da derme, considerando a sua maior propensão à desidratação, manchas e sensibilidade à ativos agressivos. Quando for fazer a escolha do presente, priorize fórmulas que promovem hidratação profunda, clareamento seguro e ação antioxidante, com texturas leves, boa absorção e pH compatível com a pele. Para não falhar na conquista, evite produtos com álcool, fragrâncias em excesso e ativos altamente irritantes que podem causar rebote ou manchas”, aconselha.
Monte o kit self-care: passo a passo com Jéssica Magalhães
Especialista em pele preta há mais de 10 anos, a curadoria de Jéssica é pautada no cuidado funcional, afeto, experiência sensorial e valorização da beleza natural. Para acertar neste Dia dos Namorados, a biomédica propõe o ‘kit self-care’: sabonete ou gel de limpeza suave – que respeite o pH da pele; hidratante facial com textura leve e ativos como Pantenol; protetor solar e um mimo à escolha personalizada do pretendente.
“Eu costumo falar que a rotina de self-care (autocuidado) não precisa ter 100 etapas. Nossa pele reage muito bem apenas com três passos fundamentais: lavar, hidratar e proteger. Além do sabonete ou gel, hidratante e protetor solar, podemos acrescentar algum mimo ao nosso parceiro(a): velas aromáticas, vouchers para tratamentos estéticos especiais ou algo que remeta a personalidade do pretendente – dessa forma, prestamos atenção nos mínimos detalhes”, explica.

À frente da curadoria do kit, Jéssica atenta para a priorização de ativos como a Niacinamida – na uniformização do tom de pele e controle da oleosidade; Ácido Tranexâmico como clareador; Pantenol para ação hidratante e reparadora, além de antioxidantes como a Vitamina C. A recomendação da biomédica esteta é fugir de ácidos em altas concentrações, produtos abrasivos ou esfoliantes.
“O autocuidado é um ato de afeto, seja com o outro ou consigo. No Dia dos Namorados, presentear com self-care é reconhecer que o amor também se expressa em forma de cuidado com a pele, o corpo e a autoestima. Mais do que um produto ou procedimento, você oferece uma experiência de bem-estar; um momento de pausa e reconexão. É uma forma de dizer: você merece se sentir bem, na própria pele. E quando falamos de pessoas negras, isso também é sobre reparar, valorizar e fortalecer identidades que historicamente foram negligenciadas ", conclui.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comments