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DEZEMBRO LARANJA: DEMANDA POR MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DE LESÕES DE PELE CRESCE 18,6%, APONTA EPHARMA

Levantamento também identifica queda no consumo de protetor solar, reforçando a importância de campanhas de prevenção.


Divulgação Freepik
Divulgação Freepik

Em alusão à campanha Dezembro Laranja, um levantamento da epharma, pioneira em programas de benefícios em medicamentos (PBM), identificou que o valor de vendas do princípio ativo imiquimod, indicado para tratamento de lesões precursoras de câncer de pele, cresceu 18,6% por meio de seu PBM Corporativo entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. 


O consumo deste medicamento concentra-se majoritariamente entre homens (51,85%), com destaque para a faixa etária de 36 a 45 anos (29,63%). Em paralelo, a análise revelou uma queda de 29,5% no volume de unidades de protetor solar comercializadas no mesmo período, um dado que serve de alerta sobre a adesão a métodos preventivos. 


O câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente no Brasil, correspondendo a mais de 30% de todos os casos de doenças malignas registradas no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 


“Os dados apresentam um cenário de duas faces. O aumento na busca por tratamento indica que mais pessoas estão diagnosticando e cuidando de lesões de pele, o que é positivo. Contudo, a retração no consumo de protetor solar é um ponto de atenção que reforça a necessidade de campanhas de conscientização contínuas”, afirma Wilson de Oliveira Junior, vice-presidente de desenvolvimento de negócios na epharma. 


Prevenção: Principais recomendações para a proteção da pele


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as principais medidas de prevenção contra o câncer de pele incluem:


  • Evitar exposição solar prolongada e intencional, especialmente no período entre 10h e 16h.

  • Aplicar filtro solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 30 nas áreas do corpo expostas ao sol, reaplicando a cada duas horas ou após contato com a água.

  • Utilizar acessórios de proteção, como chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram braços e pernas.

  • Realizar o autoexame da pele regularmente, observando o aparecimento de novas pintas, manchas ou feridas que não cicatrizam, e procurar um dermatologista ao notar qualquer alteração.


“O câncer de pele é o tipo mais recorrente no Brasil, com os casos de tipo não melanoma correspondendo a cerca de 31,3% dos novos registros, destacando a necessidade de conscientização sobre proteção diária adequada. A radiação UV é o principal agente causador, tornando essencial o uso de filtro solar, mesmo em dias nublados. O diagnóstico precoce, através da observação de manchas ou alterações na pele, aliado a consultas regulares ao dermatologista, é a estratégia mais eficaz para tratamento e prevenção de complicações graves", enfatiza a médica Laura Salles, coordenadora de Dermatologia do Hospital Orizonti. 


“Os dados reforçam o papel estratégico das empresas como promotoras de saúde. O programa de benefícios é uma ferramenta que apoia o colaborador em toda a sua jornada, desde o acesso facilitado a métodos de prevenção até a garantia de continuidade do tratamento, quando necessário”, conclui Oliveira.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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