top of page

CRIAÇÃO DE FRAGRÂNCIAS E INGREDIENTES DE CUIDADOS COM A PELE: CONHEÇA OS BIOPROCESSOS QUE ESTÃO REVOLUCIONANDO A INDÚSTRIA DE HPPC

Tema fez parte do Treinamento de Biotecnologia promovido pela ABIHPEC



A demanda por produtos inovadores e cada vez mais sustentáveis tem estimulado a adoção de bioprocessos pela indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Esses processos utilizam microrganismos vivos e desempenham um papel muito importante no desenvolvimento de bioingredientes, oferecendo muitas vantagens, incluindo a capacidade de produzir produtos de forma mais sustentável, o uso de matérias-primas renováveis e a obtenção de produtos de alta pureza e qualidade. 


Um exemplo claro é a produção de fragrâncias, chamadas de bioaromas, a partir de microrganismos. Além disso, os bioprocessos também podem criar produtos que são muito parecidos com os naturais, como é o caso dos óleos essenciais derivados do limoneno, que são amplamente usados na indústria de HPPC. 


Já as enzimas, são ingredientes versáteis e eficazes que desempenham um papel importante na formulação de produtos de HPPC, oferecendo uma variedade de benefícios, a exemplo das proteases, que podem ajudar na regeneração da pele, mostrando como a biotecnologia pode ser usada para criar soluções inovadoras e sustentáveis na indústria de HPPC.


Além do setor de HPPC, a biotecnologia é usada em indústrias como a de alimentação, de medicamentos, química, da saúde, energia limpa e na agricultura. Ela é essencialmente sobre usar organismos microscópicos e nutrientes para criar produtos úteis de forma mais amigável ao meio ambiente, desde a preparação dos ingredientes até a criação do produto final. 


As informações foram apresentadas no webinar realizado nesta segunda-feira, parte da programação do treinamento de biotecnologia oferecido pela ABIHPEC em conjunto com o SENAI. O webinar contou com a participação de Haroldo Yukio Kawaguti, instrutor de formação profissional III na Escola Senai "Dr. Celso Charuri". Os encontros estão agendados para acontecer toda segunda-feira, virtualmente, até o dia 03 de junho, finalizando com um encontro presencial no dia 13 de junho. As inscrições podem ser realizadas através do Portal INOVAÇÃO ABIHPEC pelo link.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


Comentarios


bottom of page