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COSMÉTICOS FERMENTADOS SÃO A APOSTA DA VEZ PARA TRATAR PROFUNDAMENTE A PELE E CONTRIBUIR COM A LONGEVIDADE

Tendência do skincare, beleza fermentada ganha força no mercado brasileiro com o lançamento de ingredientes que equilibram o microbioma, fortalecem a barreira da pele e estimulam a regeneração celular.


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A fermentação, processo ancestral de transformação dos alimentos, tem sido apontada como um dos segredos da longevidade e uma grande aliada da manutenção da saúde do organismo, principalmente da microbiota intestinal. Inclusive, o consumo de alimentos fermentados é algo comum entre os países com maior expectativa de vida no mundo. Então, era questão de tempo até que esse conceito também invadisse o universo da beleza e do autocuidado. A “beleza fermentada”, como vem sendo chamada, é uma nova forma de tratar a pele que consiste no uso de ingredientes capazes de interagir com o microbioma cutâneo, reforçar a barreira da pele, estimular a regeneração e promover jovialidade e longevidade. “A fermentação é um processo metabólico no qual os ingredientes, geralmente plantas e óleos, são processados por microrganismos, como enzimas, bactérias e fungos, sendo quebrados em compostos menores e, muitas vezes, mais poderosos, adquirindo, inclusive, benefícios adicionais”, diz Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora Farma da Biotec, empresa sempre à frente das tendências de mercado que traz o lançamento de três ativos baseados no conceito de Beleza Fermentada.


Os benefícios dos ingredientes fermentados são múltiplos. Por exemplo, são grandes aliados da microbiota cutânea, auxiliando no desenvolvimento saudável desse ecossistema de microrganismos e fortalecendo a barreira de proteção da pele. “Além disso, os ingredientes fermentados geralmente são menores, pois o processo de fermentação resulta em moléculas mais concentradas que conseguem penetrar mais profundamente na pele, o que se traduz em maior eficácia”, diz a especialista, que ainda afirma que esses ingredientes possuem uma maior quantidade de nutrientes e antioxidantes que são gerados no processo de fermentação. Um exemplo de ingrediente fermentado é o Pro.Renov BF. “O Pro.Renov BF é um fermentado do Bacillus sp. rico em ácido poliglutâmico, enzimas e metabólitos pós-bióticos que promove esfoliação enzimática segura, hidratação, controle da oleosidade e reforço da imunidade cutânea”, destaca.


Mas, no campo da Beleza Fermentada, uma grande novidade são os super-metabióticos, ingredientes obtidos por meio de biotecnologia avançada e trazidos em primeira mão pela Biotec. “São compostos ricos em peptídeos, pós-bióticos, ácidos graxos e enzimas com alta biodisponibilidade e ação inteligente na pele”, pontua Maria Eugênia. Grandes representantes dessa revolução são os ativos Optimealth 10W e Aquafort V. “O Optimealth 10 W é um ingrediente fermentado de soja negra com mais de 300 metabólitos bioativos que são capazes de equilibrar o microbioma, reduzir a inflamação e estimular colágeno e melatonina, sendo assim ideal para peles sensíveis. Já o Aquafort V é um biofermentado marinho inspirado na regeneração da estrela-do-mar que age reorganizando a matriz dérmica, estimulando a produção de colágeno e melhorando o volume muscular com efeito lifting natural”, detalha.


Mas, afinal, como entrar na tendência da beleza fermentada? Na verdade, é muito simples e não é preciso ir longe. Muitos cosméticos que já fazem parte da nossa rotina diária de cuidados podem incorporar os ingredientes fermentados. “Essas substâncias podem ser incorporadas em cremes, géis, loções, séruns e uma série de outros veículos e fórmulas. Os lançamentos da Biotec podem ser encontrados nas principais farmácias de manipulação. Mas, assim como qualquer outro ingrediente, os ativos fermentados devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de sua pele. Por isso, é fundamental buscar orientação especializada”, finaliza Maria Eugênia.


FONTE:


*BIOTEC: Biotec disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecmagistral




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

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