Cristais de ametista e turmalina, melatonina e plantas sensoriais são alguns dos ingredientes utilizados nas composições dos cosméticos que auxiliam na saúde e bem-estar
Um relatório do Quince Market Insights, divulgado em 2023, mostra que o mercado de gestão do estresse, avaliado em mais de US$18 milhões em 2020, deve ter um crescimento aproximado de 3,5% por ano até 2030. A pesquisa considera o aumento do acesso aos aplicativos criados para auxiliar na prática de meditação e em exercícios de respiração, a busca por tratamentos alternativos em áreas como acupuntura, suplementos alimentares e o consumo de cosméticos chamados de stress care.
De acordo com a Anna Sui Woo Gomes, sócia e diretora criativa da Inspires, marca específica de cosméticos com ação emocional, o interesse por esse tipo de produto tem aumentado à medida que os consumidores necessitam de praticidade, já que dispõem de menos tempo para um ritual de cuidados pessoais em meio à rotina.
“As pessoas estão buscando soluções que aliam qualidade a resultados rápidos.. Em meio a esse cenário, desenvolvemos opções (cosméticos) que trazem propriedades para aliviar ansiedade, estresse, depressão, entre outras necessidades pensando na saúde mental e bem-estar das pessoas. O foco é solucionar esses problemas. Eu mesma senti essa necessidade”, explica a executiva.
Uma pesquisa da Euromonitor, divulgada em 2020, apontou que para 48% dos participantes, os produtos de higiene pessoal e de beleza podiam colaborar na melhora da saúde mental e da autoestima. Já 46% afirmaram que buscavam ingredientes que ajudassem a relaxar e dormir melhor.
Neste sentido, a chegada do wellness, produtos que visam o bem-estar, no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) fez com que os especialistas expandissem o catálogo de soluções com componentes relaxantes retirados da aromacologia, como o óleo essencial de lavanda e melatonina, para ajudar nos distúrbios do sono, além de plantas e minerais.
“Na natureza existem muitos ingredientes diferentes que podem ajudar na saúde física e emocional. No caso da Inspires, por exemplo, usamos blends (misturas) exclusivos de óleos essenciais, cristais minerais, como ametista e turmalina, nanocápsulas, biopeptídeos, que atuam no ciclo circadiano e plantas sensoriais, como polissacarídeo de plantago, que é um ativo com ação que atua na hidratação da pele, no cuidado emocional e sensorial”, conta Anna.
Diferente dos cosméticos tradicionais, a linha de stress care conta com profissionais de diferentes campos de atuação no centro de pesquisa e desenvolvimento. Além de químicos, farmacêuticos, pesquisadores e dermatologistas, também recebe a atenção de terapeutas e aromaterapeutas. “Para desenvolver melhor os produtos, precisamos estar ligados a muitos estudos. Estamos sempre procurando as atualizações e novidades ligados ao próprio setor da cosmetologia, para estarmos à frente de novos métodos, novas tecnologias e matérias-primas, e também da neurociência, para garantir a eficácia em todo consumidor”, finaliza.
O processo de desenvolvimento, ingredientes e também esse movimento do mercado de HPPC foi abordado no episódio de podcast “Cosméticos com propriedades emocionais: desenvolvimento, benefícios e mercado” da in-cosmetics Latin America, que contou com a participação da sócia e diretora criativa da Inspires. O programa está disponível na plataforma digital in-cosmetics Connect. (LINK)
in-cosmetics Latin America 2024
O debate sobre multifuncionalidades além da estética, incluindo o maior uso dos ingredientes naturais, estarão entre os temas da edição de 2024 da in-cosmetics Latin America. “A tendência é que essa busca por eficácias como o wellness cresça cada vez mais. Por isso, esse tem sido um tema debatido nas nossas áreas de conteúdo e também seguirá reforçado pelos nossos expositores”, diz Ana Beatriz Elia, gerente do evento.
O encontro do setor de matérias-primas, formulações e ingredientes para a indústria de cosméticos referência na América Latina, que completa uma década neste ano, tem como objetivo trazer os assuntos mais atuais do mercado e os principais destaques em lançamentos e tecnologias para o setor. A in-cosmetics Latin America 2024 está marcada para acontecer nos dias 25 e 26 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações em: https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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