top of page

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA PARA A SAÚDE

Andreia Braga, gerente técnica do Vidya Studio, explica as principais vantagens e benefícios que a atividade pode proporcionar para o bem-estar do corpo



As atividades físicas, de modo geral, se tornaram cada vez mais fundamentais para o bem-estar não só do corpo, como também da mente, e para auxiliar em diversos tratamentos. Nesse sentido, uma das modalidades que tem ganhado cada vez mais adeptos é o yoga, prática que cresceu, significativamente, nos últimos anos. A modalidade, que vai muito além de posturas, alongamentos e técnicas de respiração, surgiu de uma filosofia milenar que visa proporcionar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito.

 

“A atividade física é essencial para a descarga de energia, promoção da vitalidade e bem-estar. Existem alguns estudos que mostram a relação entre ela e a mudança biológica no corpo, por meio da liberação de hormônios neurotransmissores que regulam a química do sistema nervoso, o que reduz a inflamação e, nos casos das doenças psíquicas, previnem e/ou melhoram os seus sintomas”, comenta Andreia Braga, gerente técnica do Vidya Studio, marca conhecida pela expansão de hot yoga no Brasil e que, recentemente, inaugurou salas sem aquecimento. “Falando, especificamente, sobre o yoga, a prática promove estrutura física, vigor e vitalidade para os praticantes, favorecendo a tonificação dos músculos e vários outros equilíbrios fisiológicos, como pressão sanguínea e sistemas endócrino, respiratório e neural, entre outros”, completa.

 

Quando se fala de resultados, é comum que se espere eles de forma imediata, porém, Braga ressalta que a resposta é muito individual para cada praticante, assim como tudo no yoga, que é uma tradição vivencial. “É muito difícil dizer, exatamente, o tempo que o praticante precisa para adquirir os benefícios, pois partimos do pressuposto de que a cura acontece quando o indivíduo a quer e acredita nela. Como o yoga é físico, mas também sutil, existe uma necessidade de entrega para um bom desenvolvimento pessoal da prática. Em síntese, é particular, podendo demorar semanas ou anos. Tudo depende da dedicação, disciplina e entrega”, informa.

 

Para quem busca atingir uma constância nos treinos e, assim, conseguir alcançar os benefícios completos que a prática pode proporcionar para o corpo e a mente, é preciso ter a percepção do quão bem o exercício te faz em vários níveis. “Mais do que uma atividade física, o yoga é uma nutrição da sua mente e espírito, aspectos de nós mesmos que, muitas vezes, esquecemos. Porém, vale sempre lembrar que a prática é complementar a outras da medicina tradicional.” finaliza.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria





Comments


bottom of page