COMO FUGIR DO ÓBVIO NA HORA DE SE VESTIR COM AS TENDÊNCIAS DE 2026
- Gisele Barros
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
Cor do Ano da Pantone e tecidos-chave ajudam a criar looks atuais e versáteis.

As tendências de moda para 2026 apontam para um desejo coletivo de mais leveza e sofisticação. Esse movimento se traduz na escolha da Cor do Ano pela Pantone: o Cloud Dancer, um branco suave e acolhedor que propõe uma leitura mais contemporânea e sensível do vestir.
Eleita a partir de estudos globais que analisam comportamento, cultura e mercado, a tonalidade reflete um momento de desaceleração e recomeço. “O Cloud Dancer traduz um momento em que a moda busca equilíbrio entre sofisticação, liberdade criativa e funcionalidade. Além disso, por ser neutro e de fácil aceitação, transita bem entre diferentes estilos, ambientes e ocasiões, reforçando o branco como um elemento essencial no guarda-roupa contemporâneo”, explica Pamela Przybyszewski, consultora de estilo parceira do Shopping São José.
Diferente do branco óptico tradicional, a cor se destaca por sua suavidade e versatilidade, alinhando-se a movimentos como o quiet luxury, que valoriza elegância discreta, qualidade e atemporalidade. Nas passarelas, o tom aparece em modelagens fluidas, tecidos leves e construções que acompanham o movimento do corpo, além de servir como base para rendas, transparências, bordados e acessórios de impacto.
“Temos visto cada vez mais clientes buscando peças que traduzam essa estética mais clean, leve e sofisticada ao mesmo tempo. O branco, especialmente nessas variações mais suaves, aparece muito nas vitrines e nas escolhas do público, justamente por ser fácil de combinar, elegante e muito conectado com esse novo momento da moda”, explica Vinício Garcia, gerente de marketing do Shopping São José.

Outras tendências que ganham força em 2026 são os maxi acessórios, que adicionam personalidade às produções, e cores como laranja, amarelo manteiga e marrom. Nos tecidos e acabamentos, rendas, transparências e estampas florais seguem em evidência, reforçando uma estética mais sensorial e feminina. O veludo também desponta como uma aposta relevante para o próximo ano, trazendo profundidade, textura e sofisticação às produções.
“O Cloud Dancer e as tendências que se desenham para 2026 reforçam uma moda mais próxima das pessoas e da vida real. São cores, tecidos e peças que já aparecem tanto nas passarelas quanto no mix de lojas dos shoppings, em propostas que atendem diferentes estilos, ocasiões e formas de se expressar por meio da moda, conectando tendência, mercado e escolhas reais do consumidor no dia a dia”, complementa a consulta de estilo parceira do Shopping São José.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








