top of page

COM RECONHECIMENTO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MÃOS PRO FUTURO SE TORNA O MAIOR PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA ESTRUTURANTE DE EMBALAGENS EM GERAL

Projeto pioneiro superou a meta de 22% de material reciclável, segundo relatório de resultados de logística reversa.


Cooperativa de materiais recicláveis em plena operação (Crédito: Divulgação/ABIHPEC)
Cooperativa de materiais recicláveis em plena operação (Crédito: Divulgação/ABIHPEC)

O programa Mãos Pro Futuro, idealizado e coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), recebeu o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima como o maior projeto de logística reversa estruturante do Brasil. De acordo com relatório divulgado neste mês pelo órgão do governo federal, o Mãos Pro Futuro reciclou quase 160 mil toneladas e superou a meta de 22% estabelecida para o período.

 

Classificado como estruturante, por investir em projetos com uma estrutura completa de recuperação de materiais recicláveis, conforme critérios definidos pelo governo federal, o programa Mãos Pro Futuro abrange um total de 156 cidades em 26 estados e o Distrito Federal nas cinco regiões do país, beneficiando milhares de famílias.


Por meio do programa, a ABIHPEC atua em conjunto com outras três entidades gestoras, a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), a Abipla (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) e a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), contribuindo com o fortalecimento da cadeia da reciclagem no Brasil e reunindo cerca de 200 empresas aderentes das diferentes indústrias.


“O fato de termos o maior programa de logística reversa estruturante do país com o aval do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nos orgulha demais e fortalece o nosso comprometimento em apoiar a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável”, afirmou Fábio Brasiliano, diretor de Desenvolvimento Sustentável da ABIHPEC.

 

Criado em 2006 pela ABIHPEC, como uma alternativa viável para as empresas associadas à entidade, a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Mãos Pro Futuro desenvolve ações de logística reversa, por meio de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, proporcionando geração de trabalho, melhoria de renda e inclusão social. Entre as inovações implementadas, o projeto tornou possível rastrear a destinação adequada das embalagens pós consumo. As cooperativas realizam o registro e a validação de suas notas fiscais através da plataforma digital do projeto.


Referência nacional


No início de 2025, a ABIHPEC foi reconhecida e habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, como entidade gestora dos sistemas de logística reversa de embalagens em geral. A entidade possui competência para coordenar e organizar sistemas de reciclagem de embalagens em todo o Brasil.


A medida representa um passo importante para a gestão sustentável de resíduos, promove a uniformização da logística reversa no país e incentiva maior eficiência e responsabilidade ambiental no tratamento dos materiais recicláveis.



Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

ree




Comentários


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page