top of page

CINCO DICAS DE COMO A MEDITAÇÃO AUXILIA GESTORES A ALAVANCAR OS NEGÓCIOS

Isa Santini, empresária referência de luxo e beleza e adepta à medicina Ayurvédica, utiliza da técnica milenar e ensina como ela pode trazer mais clareza no mundo corporativo

 


Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, os gestores enfrentam desafios complexos que exigem não apenas habilidades técnicas, mas também um alto nível de resiliência e clareza mental. Reconhecendo essa necessidade, um número crescente de líderes corporativos está adotando a meditação como uma ferramenta eficaz para aprimorar suas capacidades e impulsionar os negócios. É o caso de Isa Santini, CEO do Ateliê Beauty - clínica e spa conceito de luxo que é pioneiro em inovação, ao oferecer os melhores e mais exclusivos procedimentos disponíveis no mercado, junto à experiência personalizada de relaxamento e cuidados com o corpo e a mente, com unidades em Campinas e São Paulo -, que é adepta à prática de meditação, yoga e medicina ayurveda.

 

“A meditação ajuda a manter a clareza mental, reduzir estresse e melhorar o foco. Ela te proporciona clareza na tomada de decisão e te coloca no eixo, auxiliando a gerenciar melhor as emoções e reduzir a reatividade, melhorando a comunicação e a liderança com a equipe”, comenta a empresária. Conhecida por ser uma prática milenar que traz inúmeros benefícios à saúde mental e ao bem-estar, a modalidade vem ganhando destaque como uma técnica fundamental. Ao integrar a meditação em suas rotinas diárias, os líderes não apenas fortalecem sua resiliência emocional, mas também desenvolvem habilidades de liderança mais eficazes. 

 

Entre os principais motivos de colocar a meditação na sua rotina como empreendedora, Isa Santini elenca alguns pontos. Confira, abaixo:

 

1.Foco na atenção plena

A prática permite que a atenção e o foco sejam trazidos ao momento presente, ajudando na diminuição das flutuações mentais e possibilitando a vivência da experiência completa. “A meditação tem o benefício de te trazer para o presente. Você se concentra na sua respiração, nos seus movimentos, nos seus mantras e isso faz com que a sua mente se esvazie e coloque as energias para aquele momento”, reverbera Isa.

 

2.Autoconhecimento

Um dos privilégios que a prática proporciona é a conexão entre você e seu interior. Para a CEO, quanto mais você se conhece, melhor será a forma que você lida com o mundo externo. “Quando você conhece o seu eu interior, você domina suas emoções, adquirindo mais clareza para lidar com adversidades”, complementa a empresária.

 

3.Equilíbrio emocional

Para a empresária, que é adepta à modalidade, com o tempo e a frequência, se adquire, cada vez mais, um reconhecimento de como estão os pensamentos e a autonomia para lidar com questões mais sérias nesse quesito. “A meditação melhorou minha capacidade de lidar com o estresse e a qualidade do sono, aumentando minha energia e presença, além de me trazer clareza para tomar decisões de forma mais assertiva, baixando meu nível de stress e alinhando os meus pensamentos”, comenta a CEO.

 

4.Redução da ansiedade e melhora da criatividade

A lista de benefícios da meditação para acalmar a ansiedade é extensa e, inclusive, validada pela ciência. “Por nos conectar com o presente, a prática tem por finalidade atenuar os sintomas de transtornos de ansiedade e síndromes do pânico, uma vez que o excesso de pensamentos é o principal causador dos sintomas ansiosos. Outro ponto é que a regularidade nos exercícios proporciona melhor qualidade do sono e maior produtividade nas atividades diárias”, reforça Isa Santini.

 

5.Melhora da tomada de decisão

Os movimentos presentes na meditação ajudam reduzir os níveis de cortisol, um dos hormônios sinalizadores do estresse, e ajudam a aumentar os níveis de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar. “Isso ajuda a tomar as decisões com mais clareza, uma vez que o corpo está em perfeito estado de bem-estar”, ressalta a empresária.

 

Além de introduzir a meditação no seu dia a dia, Isa Santini incentiva a prática para os seus colaboradores. “Realizo sessões de meditação guiada antes das nossas reuniões, para acalmar os pensamentos, liberar o estresse, dar mais foco e alinhar os pensamentos”, comenta. “Incluir a prática nos negócios é integrar a meditação de forma acessível e encorajada como parte da cultura da empresa, a fim de estimular que os colaboradores conheçam e a pratiquem de forma consciente”, finaliza a empresária.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria



Comments


bottom of page