Farmacêutica consolida sua posição de destaque no mercado, com crescimento de 585% em unidades de Carmed e em diversas categorias de seu portfólio, que inclui medicamentos genéricos, produtos de higiene e beleza, vitaminas e suplementos
A Cimed, terceira maior farmacêutica em número de vendas, apresentou uma performance acima da média na última Close-UP — principal auditoria do varejo farmacêutico — consolidando sua posição de destaque no mercado, com crescimento em diversas categorias do portfólio, incluindo medicamentos genéricos, produtos de higiene e beleza, vitaminas e suplementos.
Os dados são promissores: a farmacêutica registrou um sell out de R$ 603 milhões, aumento de 14,4% em relação a junho de 2023, ganhando market share. Só em unidades, foram vendidos 39 milhões, registrando crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, também ganhando market share. Em relação ao mercado participativo, as vendas totalizaram R$3,6 bilhões, um aumento de 4,8% em relação a junho de 2023 e foram vendidas 190,1 milhões de unidades, um aumento de 1,4% em comparação ao ano passado.
Entre as marcas de destaque, Carmed registrou um crescimento extraordinário de 585% no MAT (Moving Annual Total) - números de vendas de um produto, ao longo dos 12 meses anteriores - e 315% no YTD (Year-to-Date), período estabelecido para se referir ao espaço de tempo da análise financeira, que foi anual. Outras marcas que ganharam espaço foram Xô Inseto, com um crescimento de 71% no MAT e 85% no YTD, Lavitan com 31% no MAT e 28% no YTD, e Bebê Limpinho com crescimento significativo em ambas as métricas.
"Temos um time forte dentro da Cimed, todos vestem a camisa amarela, e dentre nossas estratégias de crescimento, o alinhamento das áreas comercial e marketing tem sido essencial para o grupo. Estamos investindo continuamente em tecnologia e inovação, mantendo um rigoroso padrão de qualidade em todos os nossos processos produtivos. Além disso, a Cimed tem se destacado por sua forte presença no mercado, parcerias estratégicas e campanhas eficazes. Esse é só o começo para nosso principal objetivo, alcançar o faturamento de R$5 bilhões em 2025", explica João Adibe Marques, CEO do Grupo Cimed.
Nos estados brasileiros, a Cimed também apresentou crescimento expressivo: na região Sudeste, o Rio de Janeiro registrou o crescimento foi de 25% no MAT e 27% no YTD e em Minas Gerais, de 15% no MAT e 14% no YTD. No Sul, os números foram ainda mais significativos, com 27% no MAT e 38% no YTD, no Rio Grande do Sul, seguidos por Paraná 15,8% no MAT e 14,8% no YTD e Santa Catarina 10,1% no MAT e 10,1% no YTD . O Nordeste também apresentou resultados sólidos: crescimento de 23% no MAT e 25% no YTD no estado do Ceará, seguidos por Bahia com 18,5% no MAT e 19% no YTD e Pernambuco 15% no MAT e 10% no YTD.
Em junho, a Cimed teve presença positiva em mais de 66 mil pontos de venda, com um giro médio de 586 unidades por ponto de venda e um mix de produtos de 49,2 SKUs. A marca Lavitan foi a mais presente, estando disponível em mais de 49 mil pontos de venda em todo o Brasil, que possui um total de 92 mil farmácias.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
ความคิดเห็น