top of page

BOTOX NOS PÉS É ALTERNATIVA PARA QUEM TRANSPIRA DEMAIS NA REGIÃO MESMO EM TEMPERATURAS AMENAS

Estratégia terapêutica ainda pode reduzir os danos causados pela transpiração excessiva na região. Suor em excesso nos pés pode favorecer infecção fúngica e bacteriana secundária, fazer o pé ‘escorregar’ e por isso causar calos, bolhas e feridas.



A toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo inteiro, mas além de relaxar a musculatura impedindo a formação de rugas, as neurotoxinas também podem ter ação funcional em diversas partes do corpo. Um desses tratamentos é realizado para tratar a hiperidrose. “A hiperidrose pode ser localizada apenas nas axilas, nas mãos e em muitos casos, nos pés, ou até mesmo aparecer em mais de um local. Nessa condição, as pessoas suam até mesmo em repouso ou em temperaturas mais amenas. No caso específico da transpiração excessiva nos pés, por ser uma região que pode ficar abafada pelo calçado, isso pode provocar alguns problemas que vão além do desconforto do suor excessivo”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Essa transpiração em excesso pode causar infecção fúngica e bacteriana secundária, já que ambientes úmidos e quentes são propícios para proliferação de fungos e bactérias. O suor em excesso nessa região também pode fazer o pé ‘escorregar’ e com isso causar calos, bolhas e feridas. Além disso, a paciente pode ter dificuldade para andar de salto ou sandália ‘de dedo’, causando constrangimento e podendo afetar com frequência a autoestima dessas pessoas”, acrescenta a dermatologista.


A médica explica que a toxina botulínica é altamente eficaz nesses casos. “Por não ser uma condição tão rara, essa é até uma aplicação comum. É rápida e muito eficaz. Mas existe o desconforto por ser uma área sensível (planta do pé), então, usamos anestesia tópica, “vibrador” e gelo, tudo para tornar a aplicação o mais confortável possível”, explica a médica. A aplicação é realizada por toda a planta do pé. “Mas, antes de aplicar a toxina botulínica, podemos (e devemos) fazer um teste, que é o teste de Minor. Ele é feito com iodo e amido. Aplica-se a solução de iodo na região afetada e depois, polvilha-se o amido por cima. As áreas afetadas pela hiperidrose ficam com uma coloração azul escura. Esse teste ajuda muito para aplicarmos a toxina exatamente nas áreas afetadas”, destaca a Dra. Paola. “Dias após a aplicação, se repetirmos o teste, as mesmas áreas não ficarão escuras! Esse teste é importante, porque na grande maioria das pessoas afetadas, a região acometida em um pé é diferente do outro pé. E o ideal é aplicar a toxina em todo pé e não aplicar em áreas não acometidas”, pontua.


Ao contrário das cirurgias, a toxina botulínica não tem risco do efeito adverso conhecido como hiperidrose compensatória. “Ela é um efeito adverso comum da simpatectomia torácica (cirurgia onde é feito “corte do nervo” que inerva as glândulas que estão hiperfuncionantes causando a hiperidrose). Após esse procedimento, pode ocorrer excesso de sudorese em áreas que não ocorriam antes. Mas com a toxina botulínica, isso não ocorre, pois ela bloqueia a ação da glândula no local e não através do SNC (simpatectomia)”, enfatiza a dermatologista.


Geralmente, após 3 dias da aplicação, o paciente já pode sentir a melhora, com redução da transpiração. “Assim como a aplicação estética do rosto, o ideal é que o procedimento seja realizado com frequência. No caso dos pés, pode ser feito a cada 6 a 9 meses, mas varia bastante de paciente para paciente. A maioria faz uma aplicação ao ano”, finaliza a dermatologista.



FONTE:


*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page