Visando incentivar práticas sustentáveis no mercado de beleza, a Keune Haircosmetics, marca holandesa de cuidados capilares, compartilha dicas ecoconscientes
Sustentabilidade não é um tema novo e as discussões sobre o assunto ganham força dia após dia, inclusive no universo corporativo. Empresas de todos os segmentos movimentam-se buscando implementar ações que gerem impactos positivos nos âmbitos ambiental, social e econômico - o tripé da sustentabilidade. Um levantamento conduzido pela Teads com apoio da Kantar realizado em 2023, revelou que 8 em cada 10 brasileiros pesquisam condutas sustentáveis dentro das empresas antes de comprar serviços ou produtos.No segmento de beleza, uma dos destaques tem sido a Keune Haircosmetics, indústria holandesa de produtos capilares profissionais. No ano passado, a marca recebeu a certificação B.Corp, que reconhece as empresas que seguem um conjunto rígido de regras e compromissos que incentivam um modelo de negócio com impacto positivo no mundo. A Keune tem também estimulado parceiros e profissionais do segmento a seguirem pelo mesmo caminho. O último evento da marca, por exemplo, apresentou um salão de beleza sustentável que destacava diversas iniciativas que podem ser aplicadas nesse modelo de negócio. No palco, Ruchelle Crepaldi, proprietária do primeiro salão Lixo Zero do Brasil, palestrou e motivou os mais de 900 convidados a repensarem seus processos, ações e formatos de gestão. Além da questão ambiental, Marcelo Raskin, CEO da Keune Brasil, reforça o aspecto econômico e social que também estão envolvidos na causa. “Investir em práticas sustentáveis também faz o salão de beleza ter um crescimento rentável pois diminui custos operacionais a longo prazo e aumenta a eficiência da cadeia produtiva”, comenta.
Para continuar incentivando essas mudanças, a Keune também lançou o curso ‘Green Salon’, que visa exemplificar como a sustentabilidade pode ser executada dentro dos espaços de beleza. “Mais de 15 mil profissionais passaram pelos nossos cursos em todo o Brasil no ano passado. Por isso, decidimos usar a nossa força para impactar essas pessoas em um módulo totalmente dedicado à conscientização e implementação de práticas sustentáveis nos salões”, complementa Raskin. Junto com Ruchelle Crepaldi, a Keune elaborou também um e-book que está disponível gratuitamente para os profissionais que querem ver na prática como podem levar atitudes mais sustentáveis para o salão. Confira abaixo 7 dicas que estão no material:
Conscientize sua equipe
Envolver a equipe nesse objetivo é essencial para garantir que cada membro compreenda o impacto ambiental das suas atitudes diárias. Uma ideia é realizar sessões breves de treinamento enfatizando essas práticas. “A conscientização da equipe foi uma das minhas primeiras atitudes. Levei uma cooperativa local para conversar com os 50 profissionais que trabalhavam no salão com o objetivo de mostrar que o ‘lixo’ produzido no dia a dia poderia ser uma importante fonte de renda para muitas famílias ", conta Ruchelle.
Utilize iluminação natural
Priorizar a utilização da luz natural não só é a maneira mais eficaz de avaliar os resultados de um serviço de coloração, mas também traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia pessoal. “Perceba no salão como aproveitar a luz do dia e avalie o posicionamento das bancadas, espelhos e cadeiras”, ressalta Ruchelle.
Busque por marcas conscientes para os produtos do dia a dia
Faça uma avaliação dos valores das marcas que irá utilizar no seu espaço junto da equipe do salão e opte por fornecedores que estejam no mesmo caminho, oferecendo opções mais sustentáveis e com um compromisso com o planeta. "Ter atenção com o rendimento dos produtos também é importante, a chave é optar por doses, para que possam ser aproveitados em sua capacidade máxima” , acrescenta Ruchelle.
Valorização da equipe
A gestora do NaBahia percebeu também que entender a realidade de cada profissional, possibilitando até mesmo o atendimento em casa, fazia toda a diferença no bem-estar e nas entregas dos profissionais. Ruchelle destaca também a importância da regularização dos contratos com cada membro da equipe e a importância da diversidade. “No NaBahia, existem metas de contratação para gerar oportunidades, inclusão e transformação de vidas”, conta.
Reaproveite água
A água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado pode ser reaproveitada com a instalação de cisternas. Na Keune Academy de São Paulo, espaço de cursos e treinamentos da marca, a empresa apostou em duas cisternas que captam até 600 litros de água da chuva e que são usadas para a limpeza da área externa e no cuidado com as plantas.
Encontre aliados para a reciclagem
A união faz a força: Os salões são grandes produtores de resíduos, e resíduos muitas vezes difíceis de serem descartados e reaproveitados. Então, busque parceiros como catadores, cooperativas, empresas terceiras e até prefeituras para ajudarem com a destinação adequada dos resíduos. “É importante que você busque aliados para lidar com a sua realidade. Os descartes de salão são diferentes dos resíduos de uma casa, logo, pedem tratativas diferentes”, explica Ruchelle. “Com este tipo de apoio local, desde 2010, menos de 10% dos resíduos gerados no NaBahia são destinados aos aterros sanitários”, complementa.
Procure soluções alternativas
Ruchelle fala que encontrou bicos para torneiras que tornam a vazão da água espumada e, nos vasos sanitários, colocou recipientes dentro das bacias sanitárias para diminuir o volume de água. “Outra alternativa também é apostar em sensores de presença que evitam o desperdício de energia e outros dispositivos que possam otimizar recursos” , acrescenta.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
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