BELEZA COM PROPÓSITO: GRUPO ALFAPARF MILANO APOSTA EM INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA TRANSFORMAR O FUTURO DA INDÚSTRIA
- Gisele Barros

- 18 de set.
- 2 min de leitura
O setor da beleza está passando por uma verdadeira revolução: consumidores exigem produtos de alta performance, mas também cobram responsabilidade socioambiental.

Atento a esse movimento, o Grupo Alfaparf Milano – presente em mais de 120 países e com mais de 100 milhões de consumidores – vem se consolidando como uma das companhias de beleza mais engajadas em práticas de sustentabilidade, unindo inovação, impacto positivo e performance.
No Brasil, quem lidera a comunicação desse compromisso é Ana Carolina Oliveira, Head de Marketing da companhia e profissional com mais de 20 anos de experiência em PR, branding e gestão de marcas. Segundo a head de marketing, propósito não pode ser discurso vazio. “No setor de beleza, nós oferecemos instrumentos para que as pessoas se sintam bem e com autoestima, mas isso não pode ser feito a qualquer custo. Há um impacto real na produção de embalagens, no uso de plásticos e na geração de resíduos. O Grupo Alfaparf entende essa responsabilidade e busca soluções concretas para reduzir impactos em toda a cadeia, seja no design inteligente de embalagens, no uso de materiais reciclados e recicláveis, ou em fórmulas mais limpas e veganas.”
Entre as principais práticas já implementadas pela companhia estão embalagens recicláveis e parceria com o programa Eu Reciclo, que compensa o volume colocado no mercado, a eliminação de bulas físicas e cartuchos reciclados, tubos de coloração feitos com alumínio 100% reciclado, reformulação das linhas capilares (Alfaparf Milano Professional, Yellow Professional e Alta Moda) para que sejam 100% veganas e cruelty-free (hoje o grupo já conta com 90% das linhas adaptadas), colorações de nova geração que podem economizar até 18.900 litros de água por ano, produtos biodegradáveis em até 28 dias, com fórmulas limpas e fragrâncias naturais na linha Benvoleo, projeto mais avançado de sustentabilidade do grupo.
O futuro, segundo a executiva, passa por soluções ainda mais ousadas: refis, formatos sólidos, embalagens biodegradáveis, rastreabilidade da cadeia e certificações sérias, como FSC e B-Corp. Esse compromisso já rendeu ao grupo três premiações Best Managed Companies Award (Deloitte Private) e metas alinhadas a 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Mais do que tendência, sustentabilidade é compromisso. Não temos um planeta B, precisamos cuidar juntos. Um dos nossos lemas em Benvoleo é justamente ‘Make better choices for a better future’”, reforça Ana Carolina.
Assim, o Grupo Alfaparf Milano mostra que beleza e responsabilidade caminham juntas, construindo um futuro mais consciente, inclusivo e sustentável.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












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