“BELEZA É SAÚDE”: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, PATY CAMARGO E LU NAVARRO, DA CARE NATURAL BEAUTY, FALAM SOBRE PROPÓSITO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Gisele Barros
- 2 de abr.
- 4 min de leitura
A história da marca mostra que a verdadeira inovação na beleza está no cuidado com as pessoas, com o planeta e com a essência de cada escolha.

Em um mercado onde beleza e impacto caminham lado a lado, a CARE Natural Beauty vem se destacando como uma das marcas mais autênticas da beleza limpa brasileira. Fundada por Paty Camargo e Lu Navarro após uma experiência pessoal transformadora, a beautytech nasceu para provar que saúde e beleza não só podem, como devem andar juntas. Com fórmulas seguras, ingredientes nativos, cadeia produtiva rastreável e compromisso ambiental, a CARE propõe um novo olhar sobre o autocuidado: mais consciente, conectado e essencial.
Como se deu o surgimento da CARE Natural Beauty?
A marca nasceu a partir de uma insatisfação nossa com o mercado de beleza e principalmente pelo desejo de trazer para o mercado, saúde e beleza. A Lu passou por um tratamento com quimioterapia, e durante esse período o autocuidado foi uma ferramenta muito potente para a sua autoestima. Ela foi aconselhada a deixar os cosméticos convencionais de lado, obedeceu, claro, mas não recebeu muitas explicações do porquê. Como entusiasta de beleza e apaixonada pelo tema, descobri o quanto as toxinas dos cosméticos faziam mal a nossa saúde e juntas decidimos fundar a Care Natural Beauty. O grande objetivo da CARE é revolucionar o setor e mostrar que beleza vem obrigatoriamente acompanhada de saúde.

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas ocorreu agora, em 16 de março. Como fundadoras de uma marca de beautytech de beleza limpa do grupo Granado, para vocês, qual seria o papel fundamental da indústria de beleza frente a essa temática?
É fundamental que a indústria se posicione diante do assunto, e realmente invista em caminhos que levem mais pessoas a conversar sobre a sustentabilidade dentro da beleza. É inegável o papel contribuinte do setor nos impactos negativos no meio ambiente, e precisamos não apenas nos responsabilizar, mas também caminhar em direção a uma realidade mais justa, focando na saúde do planeta e das pessoas acima de tudo.

Como a CARE se posiciona atualmente no mercado de beleza e quais as principais ações realizadas pela marca em prol da sustentabilidade e da conscientização frente ao meio ambiente?
Pensamos em todos os detalhes possíveis. Nossas embalagens de plástico são plástico verde e nossos refis são de alumínio. Temos uma cadeia produtiva 100% rastreada, impacto ambiental reduzido e neutralidade de carbono. Também somos a primeira brasileira a conquistar o selo EWG Verified™, uma certificação de produto que não olha só para embalagem, mas avalia também o processo produtivo.

Quais os maiores impactos positivos observados por vocês em relação ao consumo consciente x descarte, desde o surgimento da marca até os dias atuais?
Sentimos que o público está muito mais disposto a ouvir, entender e agir, acima de tudo. Antes mal tinham conversas sobre o assunto, hoje vemos uma demanda muito clara e objetiva, quase que determinante para a lealdade do consumidor.

Houve alguma mudança relevante na forma de consumo e de acesso aos produtos pelos consumidores da marca nos últimos anos? Como vocês observam esse movimento?
Com certeza, notamos uma crescente de um consumidor muito exigente. O bem-estar, wellness é cada vez mais falado e valorizado dentro da rotina, e marcas estão sendo constantemente cobradas para se posicionarem e fazerem a diferença. Sentimos uma atenção muito maior dos consumidores em relação à sustentabilidade do que em 2017, por exemplo, é algo realmente notável, e ficamos muito contentes de sermos parte dessa mudança de comportamento.

Quais as principais tecnologias implementadas em busca da beleza limpa nos produtos da CARE Natural Beauty? Como se dá a escolha dos ingredientes e ativos utilizados em suas formulações?
Investimos anualmente em novas tecnologias, e priorizamos ingredientes brasileiros sempre. Nosso foco é exaltar as riquezas do Brasil, mostrar que nossos ativos são extremamente poderosos.

Vocês foram reconhecidas pela WGSN como marca minimalista. Frente a esse reconhecimento, o que diferencia e faz da CARE, essa marca que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de beleza?
Acredito que atenção às necessidades reais dos consumidores, e isso inclui atenção redobrada ao impacto que deixamos no planeta. Temos um cuidado minucioso com tudo que fazemos, e isso é algo que acompanha a marca desde sua criação, um de nossos pilares e diferenciais de fato.

Conte-nos sobre as principais inovações e novidades em produtos. O que podemos esperar de novas iniciativas da CARE Natural Beauty em 2025?
Estamos muito ansiosas para aumentar o portfólio de produtos esse ano. Continuamos estudando ativos que já usamos em produtos para novas formulações ainda mais potentes, e investindo em estratégias que ampliam nossa filosofia.
Na CARE Natural Beauty, beleza não é apenas sobre o que se vê no espelho. É sobre presença, escolha e significado. Paty Camargo e Lu Navarro nos convidam a repensar o ritual do skincare como um gesto de conexão profunda: com a pele, com o corpo e com o planeta. Em um tempo em que propósito virou palavra de ordem, elas mostram que viver e empreender com intenção é o que realmente transforma. A beleza do futuro é limpa, sim. Mas também é sensível, inteligente e radicalmente honesta. E a CARE está entre as marcas que ousam abrir esse novo caminho.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

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