Solenidade teve a presença de autoridades políticas, empresários e apresentação de dados que apontam a relevância do setor de Beleza nacional
A 18ª edição da Beauty Fair, maior feira de beleza das Américas e o segundo maior evento do segmento no mundo, começou! A abertura da feira foi celebrada na tradicional Cerimônia de Abertura, que contou com a presença de autoridades e empresários do setor de beleza. De 9 a 12 de setembro, mais de 2 mil marcas e mais de 200 mil visitantes se encontram no Expo Center Norte para se atualizar sobre lançamentos, técnicas e conteúdos que ditarão as tendências da temporada no Brasil. Entre as autoridades presentes, estavam o presidente do Grupo Ikesaki, Ricardo Ikesaki, representantes do Consulado do Japão em São Paulo, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, entre outros representantes políticos e do setor. César Tsukuda, diretor da Beauty Fair, apresentou dados de mercado, com levantamento da IPSOS, realizados em julho deste ano, e destacou que o Brasil é o quarto maior mercado do mundo em cabelos e desodorante, e o segundo país do mundo em consumo. Para o executivo, a verdadeira inclusão social do setor está na geração de empregos, “O mercado de beleza representa 4% do PIB do Brasil, um número altamente relevante. Nosso segmento ainda representa o desenvolvimento da autoestima e do bem-estar, porque, muitas vezes, o mercado de beleza é a primeira fonte de emprego para famílias", comentou o diretor.
A Beauty Fair foi oficialmente aberta ao público após a passagem pelo Torii, portal tradicional nas culturas orientais que representa a entrada para um território sagrado, e quebra do barril de saquê, que simboliza superação, sucesso e longevidade.
Homenagem
A solenidade ainda foi marcada por uma homenagem a João Batista de Lima, empresário e parceiro de longa data da Beauty Fair, que faleceu em março deste ano. “Heróis e anjos que surgiram para que tornássemos real o sonho da Beauty Fair. João foi protagonista, nos orientou, acolheu e compreendeu as nossas necessidades. Sempre muito generoso, ele se doou completamente e nos ajudou a colocar a feira em pé. Fica o nosso carinho e respeito por tudo que ele fez por nós”, disse César Tsukuda, diretor da Beauty Fair.
A família de João recebeu uma placa em homenagem às suas contribuições. “Fico honrada de estar aqui. Quando penso no João, meu coração é preenchido de gratidão, respeito, admiração e amor. Ele deixou um legado admirável”, comentou a esposa Rosângela.
O momento das perfumarias brasileiras
Na sexta-feira (8/9), a Beauty Fair reuniu mais de 1.200 empresários de perfumaria do Brasil no Fórum de Beleza do Varejo. O evento debateu o cenário atual e tendências do mercado de beleza do Brasil. Os participantes receberam diversos insights dos palestrantes – o ex-Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o diretor-geral da Beauty Fair, César Tsukuda, e dos executivos Willian Lin e João Branco – sobre as perspectivas econômicas, experiência do cliente e gestão de negócios, além de conhecerem o conteúdo da primeira pesquisa Beauty Fair sobre Varejo de Beleza.
“Este é pontapé inicial para a feira e tem o propósito de ajudar a desenvolver o mercado de perfumarias no Brasil, a partir de conteúdos relevantes que contribuam para a melhorias contínua dos negócios”, declarou César Tsukuda durante a abertura do fórum.
Os dados compartilhados foram positivos e otimistas! Henrique Meirelles afirmou que o crescimento de 0.9% do PIB no segundo trimestre animou o mercado e os investidores internacionais. “Se no primeiro trimestre tivemos um crescimento pautado no crescimento do agronegócio, no segundo trimestre vimos o fortalecimento do setor de serviços alavancando esse aumento”, disse. O ex-ministro ressaltou a momento de forte empregabilidade – com 92% dos brasileiros empregados – e a perspectiva de um crescimento anual de 3% como “boas notícias”, que precisam ser comemoradas. “O Brasil está crescendo e não existe chance de recessão”, afirmou, reiterando que com emprego e renda, o brasileiro tende a retomar o consumo – e que os itens de higiene pessoal, beleza e cosméticos deve ser um dos primeiros a crescer.
A pesquisa da Beauty Fair também trouxe dados relevantes para a audiência: 86% das pessoas consumidoras têm de 18 a 34 anos, compram 2 produtos – em 68% das vezes para o cabelo – e passam 21 minutos no ponto de venda. O ticket médio desse público é de R$ 88,52. Já entre os consumidores mais velhos, com 44 anos de idade ou mais, gastam R$ 96 em cada visita às lojas, mostrando que buscam por produtos de maior qualidade, independente do preço; 85% planejam compram e, destas, 88% compram mais do que o planejado.
Corroborando a informação de crescimento da economia, o setor de perfumarias espera um crescimento de 5% a 7% em 2023. A pesquisa completa sobre o varejo de beleza no Brasil pode ser acessada no link.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista em Perfumaria
댓글