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AYA PITAYA: PRATICIDADE COM ESTILO, A MARCA BRASILEIRA QUE TRANSFORMA FUNCIONALIDADE EM MODA

Aya Pitaya (divulgação)

Liberdade é o novo luxo. E é exatamente essa sensação que a Aya Pitaya entrega em cada um de seus produtos. Criada para quem quer viver o cotidiano de mãos livres, e com muito estilo, a marca brasileira de acessórios combina design autoral, sustentabilidade e segurança em um conceito que já conquistou fãs em todo o país.


Aya Pitaya (divulgação)
Aya Pitaya (divulgação)

O nome é um reflexo disso tudo. “Aya”, significa “voo livre” e além de ser o nome da sobrinha de Ivan, CEO e fundador da marca, carrega significados como leveza, beleza e design em diferentes línguas. E “Pitaya” vem da fruta tropical, símbolo de diversidade e cores vibrantes. Juntas, as duas palavras criam uma identidade que representa bem o que a marca é: diversa, consciente e viva. 


O portfólio da Aya Pitaya vai muito além das alças para celular que deram origem à marca. Hoje, ele inclui alças para óculos, cases para AirPod, carteiras magnéticas, ecobags, garrafas térmicas, porta batom, chaveiros, bonés e outros acessórios pensados para facilitar a rotina e expressar estilo, tendo todos os itens encaixes para as alças, o grande diferencial da marca. Cada peça é uma extensão da filosofia “hands free”, um convite a viver com mais liberdade e autenticidade.


Aya Pitaya (divulgação)


Os pilares da marca, brasilidade, design, praticidade, segurança e sustentabilidade, estão presentes em cada etapa da criação. A sustentabilidade é mais do que um discurso: todos os produtos são feitos com materiais reciclados e recicláveis, como poliéster reciclado, algodão e TPU reaproveitado. A marca ainda aposta em soluções biodegradáveis, como peças produzidas em impressão 3D com amido de milho, e elimina o uso de plástico em embalagens. Já a segurança é um ponto essencial: os acessórios são desenvolvidos para proteger os pertences de quedas, furtos e perdas, sem comprometer o conforto. E o design é o toque final — cada alça, case ou bolsa é também uma peça de moda, pensada para complementar o look com personalidade e originalidade.


Lançada no digital durante a pandemia, a Aya Pitaya rapidamente ganhou espaço em multimarcas como a Pinga e em destinos badalados como Fernando de Noronha, Trancoso e Caraíva. Em 2022, inaugurou sua primeira loja própria em Pinheiros, com conceito sustentável e mobiliário feito em impressão 3D — um verdadeiro manifesto do design consciente. Hoje, marca presença com quiosques e lojas em shoppings de destaque, como Cidade Jardim, Higienópolis, CJ Shops Jardins, no Rio Sul, no Rio de Janeiro e futuramente no Shopping Morumbi, Cidade Matarazzo.


Aya Pitaya (divulgação)


E o futuro promete ser ainda mais vibrante. A Aya Pitaya projeta chegar ao fim de 2025 com cinco unidades próprias e expandir para dezoito lojas até 2027. O modelo de franquias já está em desenvolvimento e desperta grande interesse no mercado. Além disso, o canal B2B da marca vem crescendo com força, em collabs e personalizações para empresas e eventos — entre eles, parcerias com Itaú, NK, Sephora, Netflix, Tanqueray, Hering, Johm John, Vic Beauté, Dermage e projetos especiais ligados à arte, moda e lifestyle. 


Mais do que uma marca de acessórios, a Aya Pitaya representa uma nova forma de se relacionar com o que se usa. É sobre movimento, liberdade e consciência. É sobre transformar o funcional em fashion e fazer da sustentabilidade uma escolha natural. 


Com design autoral, materiais responsáveis e um olhar inovador sobre o cotidiano, a Aya Pitaya não vende apenas produtos — ela propõe um novo estilo de vida.


Ivan Arcuschin e Joana Portella Graziano - Aya Pitaya (divulgação)
Ivan Arcuschin e Joana Portella Graziano - Aya Pitaya (divulgação)

Por trás da marca estão Ivan Arcuschin (CEO e fundador) e Joana Portella Graziano, dois profissionais que decidiram reinventar suas trajetórias a partir de um propósito comum. Ivan, 38 anos, é formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, com passagens pela University of the Arts London e formações em teatro em São Paulo e Nova Iorque. Depois de empreender em diversas áreas, buscava algo que unisse arte, utilidade e impacto real. “A ideia surgiu através de um presente que ganhei da minha irmã, uma alça de celular, a qual após um acidente me devolveu mobilidade e o insight para um novo tipo de acessório funcional, prático e bonito.”, relembra o CEO. 


Já Joana, 44 anos, advogada de formação, decidiu deixar o Direito para mergulhar no empreendedorismo. Entrou para a AyA Pitaya em 2024 e trouxe uma nova energia para o negócio, fortalecendo as áreas de expansão comercial, relacionamento B2B e desenvolvimento de produto. Desde então, os dois formam uma dupla que traduz em cada detalhe o DNA da marca: criativa, urbana, sustentável e cheia de propósito.


Instagram @aya_pitaya




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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