AUTOCUIDADO INTELIGENTE: CONFIRA 7 INOVAÇÕES QUE PROMETEM TRANSFORMAR A BELEZA E O BEM-ESTAR NOS PRÓXIMOS MESES
- Gisele Barros
- 4 de jul.
- 6 min de leitura
Ingredientes fermentados, nutracêuticos inteligentes e neurocosméticos são algumas das tendências que devem redesenhar os rumos da beleza e do bem-estar, com foco em personalização, longevidade e eficácia clínica.

Referência no setor magistral, a Biotec Dermocosméticos se consolida como uma das principais portas de entrada das inovações tecnológicas internacionais em nutri e dermocosméticos no Brasil. Com presença constante em congressos internacionais, a empresa acompanha de perto as grandes movimentações do mercado global de beleza, saúde e bem-estar para antecipar os lançamentos das grandes indústrias e trazer tendências em primeira mão para o mercado magistral brasileiro. Ingredientes fermentados, nutracêuticos inteligentes, neurocosméticos, ativos capazes de modular a expressão genética e novas alternativas ao retinol são algumas das apostas mais recentes apresentadas pela marca. Confira abaixo mais detalhes sobre essas novidades:
Beleza Fermentada: Esse conceito traz uma nova forma de tratar a pele que consiste no uso de ingredientes capazes de interagir com o microbioma cutâneo, reforçar a barreira da pele, estimular a regeneração e promover jovialidade e longevidade. “A fermentação é um processo metabólico no qual os ingredientes, geralmente plantas e óleos, são processados por microrganismos, sendo quebrados em compostos menores e mais poderosos”, diz Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora Farma da Biotec. Um exemplo é o Pro.Renov BF, um fermentado do Bacillus sp. rico em ácido poliglutâmico, enzimas e metabólitos pós-bióticos que promove esfoliação enzimática segura, hidratação, controle da oleosidade e reforço da imunidade cutânea. Mas, no campo da Beleza Fermentada, uma grande novidade são os super-metabióticos, ingredientes obtidos por meio de biotecnologia avançada e trazidos em primeira mão pela Biotec. “São compostos ricos em peptídeos, pós-bióticos, ácidos graxos e enzimas com alta biodisponibilidade e ação inteligente na pele”, pontua Maria Eugênia. Grandes representantes dessa revolução são os ativos Optimealth 10W e Aquafort V. “O Optimealth 10 W é um ingrediente fermentado de soja negra com mais de 300 metabólitos bioativos que são capazes de equilibrar o microbioma, reduzir a inflamação e estimular colágeno e melatonina, sendo assim ideal para peles sensíveis. Já o Aquafort V é um biofermentado marinho inspirado na regeneração da estrela-do-mar que age reorganizando a matriz dérmica, estimulando a produção de colágeno e melhorando o volume muscular com efeito lifting natural”, detalha.
Nutracêuticos inteligentes: Muito além de vitaminas e antioxidantes, os nutracêuticos agora têm foco em mecanismos celulares profundos, atuando, por exemplo, no equilíbrio metabólico e na sinalização hormonal. Um grande exemplo dessa tendência é o inovador SlimPro. um peptídeo extraído do filé de merluza azul capaz de atuar no gerenciamento de peso. “O SlimPro modula os sinais de saciedade e inibe substâncias que estimulam a fome. Dessa forma, contribui para a perda de peso sustentável, sem comprometer a massa muscular ou causar náuseas e vômitos, além de poder ser usado para evitar o ganho de peso durante o desmame das canetas emagrecedoras”, explica a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec Dermocosméticos. Segundo a farmacêutica bioquímica e industrial Maria Aparecida Mariosa, executiva do Núcleo de Nutrição da Biotec e especialista em Manipulação Magistral, o grande diferencial do SlimPro está no fato de abranger todos os mecanismos envolvidos no controle do apetite e da saciedade, não se restringindo apenas ao GLP-1, como ocorre com outras opções disponíveis no mercado. “É um tratamento bem tolerado e com excelente adesão, pois, além de ser utilizado por via oral sem a necessidade de injeções, também não gera efeitos colaterais comuns aos análogos de GLP-1 tradicionais, como náuseas, vômitos, constipação e diarreia”, diz a farmacêutica Maria Aparecida.
Epigenômica: Fatores genéticos são responsáveis por cerca de 25% da expectativa de vida. E o ambiente possui também possui influência na modulação desses genes. É o que chamamos de epigenética. “Fatores como poluição, estresse crônico e alimentação influenciam não apenas na expressão genética, mas também na resposta aos tratamentos. Por isso, a epigenômica, área que investiga como os bioativos podem atuar em mecanismos de sinalização na expressão dos nossos genes, permitindo maior assertividade na escolha dos ativos e doses através da prescrição magistral e personalização dos tratamentos, vem tornando-se uma preocupação cada vez maior da Biotec. O objetivo é deixar de lado as fórmulas genéricas e utilizar desses conhecimentos para nutrir exatamente o que o corpo precisa”, diz Maria Aparecida Mariosa. E, atualmente, uma nova geração de ingredientes bioativos com ação comprovada na modulação epigenética vem ganhando destaque. Um dos exemplos mais promissores é o Bio-Arct, da Biotec, uma biomassa marinha obtida da alga Chondrus crispus. Estudos demonstraram que esse ativo é capaz de triplicar a produção de energia mitocondrial e proteger o DNA das mitocôndrias, promovendo um reequilíbrio do sistema bioenergético celular. “Esse efeito se traduz em melhor controle do estresse oxidativo, maior capacidade de regeneração dos tecidos e estímulo à renovação celular — fatores essenciais para a manutenção da saúde e para longevidade com vitalidade”, explica Patrícia França. E a ação do Bio-Arct na otimização mitocondrial foi comprovada por meio de testes genéticos. “Em estudo, o Bio-Arct mostrou-se capaz de modular 5 dos 15 genes avaliados, destacando a capacidade do ingrediente de agir epigeneticamente”, diz Maria Aparecida.
Nova geração do retinol: Queridinho do skincare, o retinol é o ácido de primeira escolha para o tratamento de peles envelhecidas cronologicamente ou fotoenvelhecidas, sendo considerado o ativo padrão ouro no rejuvenescimento domiciliar. No entanto, tem alto potencial irritativo e seu uso é restrito ao período noturno. Assim, os olhos agora se voltam para alternativas ao retinol, como o CycloRetin. “O CycloRetin é um peptídeo cíclico de origem natural comparável ao retinol, mas com ação superior na melhora de rugas, firmeza e densidade da pele. O ingrediente atua de maneira mais segura e suave na pele, aumentando o nível de conversão das enzimas receptoras do retinol que está naturalmente presente nas células, o que melhora seu aproveitamento. Assim, o CycloRetin é capaz de potencializar as funções biológicas dos fibroblastos, reativar a expressão dos genes responsáveis pela produção de colágeno e elastina e melhorar a organização da rede de colágeno, com consequente melhora da firmeza e luminosidade da pele”, diz Patrícia França.
Nova era do haircare: A beleza superficial do fio não é tudo. A nova era dos cuidados com os cabelos vai além para cuidar dos cabelos danificados, restaurando a estrutura interna dos fios. Essa tendência, conhecida como Bond Repair, começou nos salões e agora pode ser realizada em casa por meio de fórmulas magistrais com ativos inovadores como o Bio.Restore, da Biotec. “Bio.Restore é um complexo de cisteína e polipeptídeos com alta afinidade pela fibra capilar que atua na reparação inteligente das ligações internas do fio, promovendo fortalecimento estrutural, brilho, maciez e resistência desde o primeiro uso. Com tecnologia Bond Repair, é ideal para reparar cabelos danificador por processos químicos, coloração e calor, além de oferecer proteção da cor, redução do frizz e resistência à quebra. O ingrediente pode ser incorporado em máscaras, shampoos, condicionadores, finalizadores e colorações”, pontua Maria Eugênia.
Veículos funcionais inovadores: Hoje, os veículos deixaram de ser apenas uma mera forma de transportar ingredientes e passaram a ser uma parte ativa da performance da fórmula, garantindo estabilidade, biodisponibilidade e eficácia, além de uma verdadeira experiência sensorial. Nesse sentido, uma grande novidade é a Emulsão Pickering, da Biotec, uma emulsão de toque aveludado que, além de formar um filme invisível sobre a pele e promover proteção cutânea, ainda confere bem-estar emocional. “Validada por testes de neurociência, a Emulsão Pickering estimula emoções positivas e autoconfiança, sendo percebida como reconfortante, leve e eficaz. Além disso, tem alta estabilidade e compatibilidade com o microbioma e baixíssima irritabilidade”, diz Maria Eugênia. Outro veículo que se tornou tendência devido a sua alta praticidade são as bases, como a Nutristick, da Biotec, uma base funcional com 77% de origem vegetal. “Sua composição reúne ceras naturais, manteigas vegetais, ésteres e glicerídeos, oferecendo hidratação, proteção da barreira cutânea, toque suave e excelente espalhabilidade sem o uso de silicones ou petrolatos”, acrescenta a farmacêutica.
Fragrâncias sensoriais do oriente: Recentemente, o interesse por perfumes árabes tem crescido na internet, tornando-se uma verdadeira tendência na perfumaria graças a suas composições ricas e complexas. E agora essa tendência chega aos cosméticos, com o lançamento de três fragrâncias da Biotec que constroem experiências orientais e uma jornada olfativa única ao trazerem a intensidade das especiarias, o calor das madeiras exóticas e a delicadeza das flores raras. “Por exemplo, a fragrância Malika, que significa rainha em árabe, traz um perfume oriental floral, com notas de pimenta rosa, mandarina, jasmim sambaca, flor de laranjeira, baunilha, fava tonka e patchouli. Já a fragrância Zahra, flor em árabe, tem um aroma chypre couro, com notas de cardamomo, bergamota, violeta, gardênia, pimenta negra, gengibre, sândalo, vetivert, almíscar e incenso. Por fim, a fragrância Raj, rei em árabe, tem um odor amadeirado especiado, com notas de abacaxi, bergamota, groselha negra, pétalas de rosa, jasmim manga, âmbar, almíscar, patchouli e fava de baunilha”, finaliza Maria Eugênia.
FONTE:
*BIOTEC: Biotec disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecmagistral
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comments