top of page

APENAS O PROTETOR SOLAR É SUFICIENTE? CONFIRA MAIS 6 DICAS PARA POTENCIALIZAR A PROTEÇÃO DA PELE NO VERÃO

Fotoprotetor solar pode não bloquear completamente a radiação ultravioleta, então medidas como se expor ao sol nos horários adequados e investir em bloqueios físicos são fundamentais para manter a pele jovem e saudável.



Fotoproteção é sinônimo apenas de protetor solar, certo? Errado! Essa, é claro, é a principal medida de fotoproteção, mas não é, e nem deve ser, a única. “Especialmente os raios UVA não são totalmente bloqueados apenas com o protetor solar. E a exposição à radiação solar leva ao envelhecimento fotoadquirido, com formação precoce de rugas e manchas, mudança na textura da pele, angiogênese (formação de novos vasos), epiderme pergaminácea e flacidez. Além disso, há um aumento no risco de lesões cancerígenas na pele”, alerta a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Então, especialmente agora com a chegada das estações quentes, é importante adotar uma série de outras estratégias para garantir uma fotoproteção eficaz, conforme um time de especialistas explica abaixo:


Foco no relógio: Os horários que você se expõe ao sol importam! “Apesar da intensidade da radiação UVA, principal responsável pelo câncer de pele e aceleração do envelhecimento cutâneo, apresentar pouca variação ao longo do ano e do dia, a radiação UVB é mais intensa no verão, principalmente entre 10h e 16h”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). “Essa é a radiação que causa queimaduras, vermelhidão e danos à epiderme, então é melhor evitar a exposição solar nesses períodos de maior intensidade”, diz a dermatologista.


Invista em bloqueios físicos: Bloqueios físicos ajudam a potencializar a fotoproteção e devem ser buscados mesmo com a aplicação adequada do protetor solar. “Sempre que possível, mantenha-se na sombra e invista em acessórios como óculos de sol e chapéus, que devem oferecer proteção ultravioleta, assim como as roupas”, diz a Dra. Paola. E cuidado para não depender apenas do guarda-sol, pois, apesar de refletir grande parte da radiação, não é suficiente sozinho. “Estudos mostram que o guarda-sol oferece, no máximo, proteção equivalente a FPS 8. E, na praia, a areia ainda reflete os raios solares”, acrescenta a dermatologista.


Utilize produtos com antioxidantes: O uso de produtos com antioxidantes é uma estratégia de fotoproteção indispensável. “Esses ingredientes impedem a formação de radicais livres e reparam o processo inflamatório provocado pela exposição à radiação solar”, diz a Dra. Claudia Marçal, que lista as Vitaminas E e C, o Alistin e o Resveratrol como poderosas opções de ingredientes antioxidantes. Esses ativos podem estar presentes tanto no próprio protetor solar quanto em um sérum que deve ser aplicado previamente ao fotoprotetor, como o Clarivis C Ultra Resist, da Ada Tina, um sérum que, além de Vitamina C, ainda conta com alfa-arbutin, que tem alta capacidade clareadora da pele, e Niacinamida, capaz de melhorar a textura e uniformidade da pele e fortalecer a barreira cutânea, protegendo contra os agressores ambientais.


Inclua certos alimentos na dieta: De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), alimentos ricos em carotenoides e polifenóis conferem proteção adicional contra a radiação solar. “Esses alimentos atuam como importantes fotoprotetores orais por sua alta atividade antioxidante. Um grande exemplo é a melancia, que, por conter grandes quantidades de carotenoides como o licopeno, ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos causados pelo sol e evitar o envelhecimento precoce do tecido”, explica a especialista.


Aposte na imunoproteção oral: Quando associado à aplicação do fotoprotetor, o uso oral de pré e probióticos promove bons resultados na defesa e imunologia da pele. “Os filtros orais imunoprotetores melhoram a resistência cutânea e imunológica e funcionam como verdadeiros guardiões quando associados aos fotoprotetores. Eles preservam a estrutura e evitam a desnaturação do DNA celular ao protegerem as células imunológicas da pele, além de reverterem parcialmente os danos biológicos e inflamatórios causados pela exposição exagerada ao sol”, enfatiza a Dra. Claudia Marçal. Nesse sentido, a médica sugere opções como Polipodium Leucotomus, Picnogenol, Astaxantina, FC Oral, Luteína e Resveratrol, sempre associados ao uso de silício orgânico Exsynutriment para melhora do aspecto da flacidez.


Não se esqueça dos cabelos: Os cabelos também devem receber fotoproteção. “A radiação solar pode favorecer a degradação das proteínas que compõem os fios, tornando-os mais fracos e quebradiços. A exposição desprotegida ao sol também pode levar a queimaduras no couro cabeludo, causando um processo inflamatório que favorece a queda capilar e o surgimento de câncer de pele na região”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Dermatologia Clínico-Cirúrgica e professor nos cursos de Dermatologia, Tricologia, Transplante Capilar (Cirurgia Capilar) e Medicina Estética. Então, além do uso de bonés e chapéus, é importante também utilizar produtos específicos para a proteção da região. “Enquanto pessoas calvas podem aplicar o protetor solar convencional na região, que deve ter, no mínimo, FPS 30, quem tem uma maior quantidade de cabelo pode apostar no uso de leave-ins e loções que oferecem proteção solar”, aconselha o médico. Para essa função, uma ótima opção é o Day Use, da B.URB, que, além de possuir todas as funções de leave-in, incluindo proteção solar e térmica, ainda age como tratamento, reparando e reconstruindo as partes danificadas e fragilizadas dos fios para restaurar sua força e resistência, o que resulta em um cabelo com mais brilho, maciez, sedosidade e com aspecto mais saudável.


Mas, lembre-se que nenhuma dessas estratégias substitui o fotoprotetor, que deve ter FPS 30, no mínimo, e ser aplicado diariamente, 30 minutos antes da exposição solar. Segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental também se atentar à quantidade de aplicação de protetor, que deve ser de 2mg/cm2 para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário. “De forma prática, pensando na face, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás), e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)”, explica a dermatologista, que ressalta a importância de não se esquecer de certas áreas.  “É importante reforçar a aplicação na região do osso da bochecha, ao redor dos lábios, na ponta do nariz e em suas laterais, já que que essas são áreas em que mais percebemos campos de cancerização e formação das manchas. Não esquecer também de passar o protetor solar na região do pescoço, do colo e no V da camisa, que é uma área esquecida e, por conta disso, tem a demarcação da linha do fotoenvelhecimento e o aparecimento das queratoses actínicas, que são lesões do tipo pré-câncer. Já quanto ao corpo, a recomendação mais importante é passar o filtro solar antes de colocar a roupa”, finaliza a Dra. Flávia.


FONTES:


*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista


*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez


*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal


*DR. DANILO S. TALARICO: Médico graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, autor de livros, artigos médicos e estudos de pesquisa inovadores para a medicina, Professor do Instituto Lapidares dos cursos de Tricologia e Transplante Capilar (Cirurgia Capilar). Speaker Científico e Adviser Científico de Indústrias Farmacêuticas e Indústrias de Tecnologias Médicas. Pós-graduado em Dermatologia Clínica-Cirúrgica, Transplante Capilar e Tricologia Médica, Medicina Estética e Perícia Médica. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico


*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato.




Por, 

Gisele Barros 

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Especialista no Mercado de Fragrâncias 

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria 


Comments


bottom of page