AMAZÔNIA EM DESTAQUE NO SPFW
- Gisele Barros

- 9 de out.
- 2 min de leitura
A maior floresta do mundo estará em evidência na próxima edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece no Parque Ibirapuera, na capital paulista, entre os dias 16 e 20 de outubro.

Isso porque, no primeiro dia do evento, está marcado o desfile do estilista Leandro Castro, que produzirá peças com referência no projeto Iconografia Local Bioma Amazônico, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae Nacional e do Pará.
Com o objetivo de valorizar a identidade cultural e produtiva da Amazônia, o projeto está desenvolvendo, em parceria com 20 microempreendedores locais, produtos a partir dos insights de uma pesquisa liderada pelo estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues. Para o SPFW, Leandro Castro preparou uma coleção de peças “bioinspiradas” no território amazônico do Pará a partir de uma visita para Santarém realizada por meio do projeto Iconografia Local Bioma Amazônico. “A partir dessa experiência, a coleção foi desenvolvida por meio de parcerias com grupos de artesãos da região, estimulando a bioeconomia, por meio de uso de biomateriais e do envolvimento sustentável a partir dos ecos da COP30”, adianta. As empresas fornecedoras do desfile são participantes do projeto realizado pela Assintecal: Biojoias Natureza Viva, Coomflona - Cooperativa Mista da Flona Tapajós, Cuias Aíra, Nunghara Biojoias e Trançados do Arapiuns.
Sobre o projeto
Desde outubro de 2024, a Assintecal, em parceria com o Sebrae Nacional e do Pará, está realizando o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico. A iniciativa já contabiliza oito oficinas criativas, sete palestras, coletivas de imprensa e dezenas de consultorias individuais in loco, no Pará, e on-line com 20 empreendimentos do território. Os produtos criados serão todos lançados na COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. O coordenador do projeto, Walter Rodrigues, explica que a iniciativa, realizada nos territórios de Santarém/Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, desenvolveu uma pesquisa territorial aprofundada com foco em identidade local. A investigação contempla elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região.
No SPFW, o projeto terá lugar cativo em um estande institucional do Sebrae Nacional. Lá, com a presença de Walter Rodrigues, estarão expostos alguns dos produtos já desenvolvidos na iniciativa.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários