O Projeto Setorial Beautycare Brazil prevê investimentos totais de R$ 27,8 milhões e terá como foco promover a internacionalização, ampliar as exportações e fortalecer a imagem global da cadeia produtiva do setor brasileiro de HPPC
O Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), parceria entre a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que há mais de 20 anos atua ampla e continuamente na promoção das empresas brasileiras do setor de HPPC e correlatos em mercados internacionais, acaba de ser renovado. O novo ciclo, referente ao biênio que se inicia em agosto de 2024 e vai até julho de 2026, prevê investimentos totais de R$ 27,8 milhões, considerando R$ 13,7 milhões de recursos da ApexBrasil e R$ 14 milhões de contrapartidas.
O projeto trabalhará 14 mercados-alvo internacionais, como Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, dentre outros, sempre com o propósito de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos. As iniciativas são desenvolvidas para preparar as empresas participantes nos temas relacionados ao comércio internacional incluindo ações de preparação, capacitação e promoção comercial (feiras internacionais, projetos compradores, e projeto imagem).
As empresas participantes poderão contar com diversos produtos e serviços que possibilitam alavancar o crescimento das exportações para toda cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e correlatos em geral).
Com um olhar inovador, para esta nova etapa, o Beautycare Brazil irá investir recursos para mapeamento e avaliação das atividades de ESG nas indústrias de HPPC, buscando identificar o diferencial competitivo da oferta exportadora brasileira sobre o tema da sustentabilidade. Também como diferencial estratégico e voltado à diversidade, seguirá com o compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas, consolidando ainda mais a imagem dos produtos brasileiros deste setor mundo a fora.
“O programa está preparado para atender empresas de todos os Estados brasileiros, dos mais variados perfis empresariais, mas reforça a importância de fomentar a participação de micro e pequenas empresas, assim como o estímulo à inovação, práticas de sustentabilidade, defesa de interesses e posicionamento de marcas”, declara João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC.
"O Beautycare Brazil tem um papel fundamental no fortalecimento e na manutenção da presença do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no mercado internacional. Nosso objetivo é garantir o crescimento das empresas nacionais de forma sustentável, com base nos pilares de ESG, conquistando novos mercados e consolidando a imagem do Brasil como um player global relevante", comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
O ano de 2023 foi especialmente positivo, atingindo um total 125 destinos exportados e crescimento de 21% da base de exportadores em comparação a 2022. O número de empresas interessadas em eventos com foco em negócios foi um grande destaque, alcançando o maior número de participantes em todos os eventos realizados, bem como amplo e relevante apoio de Embaixadas e Consulados brasileiros nas atividades internacionais.
Para 2024 a expectativa é ainda maior considerando que no primeiro semestre apresentamos o crescimento de 20,8% no valor das exportações em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, destacamos o protagonismo do Beautycare Brazil como principal articulador para realização dos eventos internacionais, apresentando aumento contínuo em número de empresas apoiadas e recorde de participantes em ações do calendário. Eventos que acontecerão no segundo semestre desse ano somam recordes de expositores no pavilhão brasileiro: Beautyworld Middle East (Dubai, EAU - de 28 a 30 de outubro) com 76 empresas inscritas; in-cosmetics Asia (Tailândia, Bangkok – de 5 a 7 de novembro) com 3 empresas e Cosmoprof Índia (Índia, Mumbai - de 5 a 7 de dezembro), que terá a primeira participação de um pavilhão Brasil, já com 23 expositores.
“Temos o desafio de aumentar os números e resultados alcançados, direcionando todos os esforços para continuidade no atendimento de empresas de todas as regiões do Brasil, de diferentes portes e maturidades exportadoras, assim como fortalecer as parcerias institucionais, consolidando o Projeto Setorial Beautycare Brazil como o mais relevante Programa de apoio à internacionalização de empresas brasileiras para o setor HPPC e correlatos”, diz Gueisa Silvério, gerente de negócios internacionais da ABIHPEC.
Saiba mais e conheça a agenda das iniciativas e eventos internacionais no site do projeto www.beautycarebrazil.org.br.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comments