Os Mãos Pro Futuro, programa pioneiro em logística reversa de embalagens pós consumo em geral no Brasil, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) superou as metas de recuperação de materiais pós consumo estipuladas por lei e está celebrando 18 anos de sucesso. O programa, que é o maior programa estruturante de logística reversa do país, recuperou em 2023 165.661 toneladas de materiais recicláveis, atingindo 31,6% de recuperação dos materiais, número significativamente acima das metas federais e estaduais estabelecidas para recuperação, que era de 22%.
Outro destaque do relatório é a renda média mensal dos catadores participantes do programa. Em 2023, a renda mensal foi de R$1.515,60, 14,8% superior ao salário-mínimo nacional de R$1.320,00.
O relatório detalha ainda que, em 2023, 41% dos materiais recuperados foram plásticos, 35% papéis, 16% vidros e 8% metais.
Além dos números de reciclagem, o Mãos Pro Futuro tem atuação em todas as Unidades da Federação, envolve diretamente aproximadamente 200 organizações de catadores, reunindo 5.727 profissionais da reciclagem em cerca de 150 municípios;
Sobre o programa
O Mãos Pro Futuro é um programa nacional de logística reversa, de modelo estruturante, que envolve cerca de 200 organizações de catadores e atende a 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Coordenado pela ABIHPEC, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), o programa promove a reciclagem de embalagens pós-consumo, beneficiando diretamente 5.727 profissionais da reciclagem em aproximadamente 150 municípios brasileiros.
Desde sua criação, o Mãos Pro Futuro já encaminhou para reciclagem 1.132.006 toneladas de resíduos, destacando-se como o primeiro sistema de logística reversa estruturante do país a ultrapassar a marca de um milhão de toneladas de materiais reciclados.
Acesse agora o relatório: [Link]
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Komentar