top of page

5 HÁBITOS PARA MELHORAR A SAÚDE MENTAL

Bio Ritmo dá dicas que curam não só o corpo, como a mente também


Divulgação

No dia 10 de outubro, é celebrado mundialmente o Dia da Saúde Mental. A data destaca a importância dos cuidados com a mente que, até alguns anos atrás, era visto como “frescura” ou algo desnecessário. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), reconhece que a saúde mental e física estão conectados na vida de um indivíduo e, por isso, precisam da mesma atenção e cuidado. Até porque, a falta de cuidado com a saúde mental pode se manifestar através de sintomas físicos.

Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, rede de academias high end, destaca o poder transformador do exercício físico para a saúde mental. “O equilíbrio do corpo e da mente é o segredo para se manter saudável. Realizar exercícios físicos favorece a autoestima, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização. Para mais, os movimentos realizados durante as atividades físicas auxiliam na liberação de endorfinas e serotoninas no cérebro, que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade”, explica.

Além do exercício físico, alguns outros hábitos precisam ser inseridos na rotina para uma melhora completa da saúde mental e física. A Bio Ritmo separou outras cinco práticas que podem ajudar também no físico e psicológico.

1. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina diária é o primeiro passo para conseguir o equilíbrio entre o corpo e a mente. Ter um cronograma do dia pode ajudar a diminuir o estresse e aumentar a produtividade. Caso não se sinta uma pessoa organizada, há diversos aplicativos disponíveis que podem te ajudar a criar uma rotina leve e tranquila de ser seguida. 2. Alimentação

A alimentação saudável, assim como o exercício, auxilia no bem-estar corporal e mental. Uma boa dieta que combina vitaminas, gorduras, minerais e óleos saudáveis pode ajudar a melhorar as funções cerebrais, a memória e o aumento do nível de energia.

3. Sono saudável

O sono de qualidade desempenha um papel fundamental na redução do cansaço físico e mental e na sensação de esgotamento. Ajuda também no humor e na disposição durante o dia. Como tudo está relacionado, praticar exercícios físicos e hábitos saudáveis melhora a rotina do sono. Caso precise de auxílio para manter um sono saudável, existem aplicativos focados nessa jornada.

4. Me time

Reservar um tempo só para você é muito importante. Encontrar momentos para descontrair proporciona o esvaziamento da mente e a redução do estresse. Os fins de semana são uma ótima oportunidade para descansar e se divertir.

“Eu tinha muita dificuldade de manter exercício físico na minha rotina. Descobri que o estímulo da endorfina antes de começar meu dia alinha meus pensamentos, minha energia e emoções. Quando a sua primeira escolha do dia é cuidar de você (fazendo uma boa refeição, cuidando do corpo e mente, fazendo um exercício que você gosta) intenciona o resto do meu dia a uma direção melhor”, conta a influenciadora Caroline Mauro.

5. Converse com amigos ou psicólogos

Por último — mas não menos importante — buscar uma rede de apoio nestes momentos é essencial. Conversar e sair com amigos e familiares pode contribuir com a diminuição das preocupações. Além disso, buscar ajuda profissional como psicólogos e terapeutas pode fornecer ferramentas que ajudam a lidar com as questões emocionais e promovem o equilíbrio mental.

“É essencial a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e física. Para isso, é importante praticar exercícios físicos regularmente, procurar um profissional quando necessário, além de buscar momentos de lazer e relaxamento, buscando experiências de bem-estar e satisfação”, finaliza Guilherme.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria



Comments


bottom of page