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4 TENDÊNCIAS EM SUPLEMENTAÇÃO PARA 2025

Saúde feminina, bem-estar mental e formatos inovadores são grande apostas para acompanhar o crescimento global do setor.


Foto: banco de imagem
Foto: banco de imagem

O mercado de suplementos alimentares continua a crescer exponencialmente em todo o mundo, impulsionado pela busca por saúde e bem-estar. De acordo com um estudo recente publicado pela Future Market Insights (FMI), o setor global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões em 2025, chegando a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 7,5% em um período de dez anos (2015 - 2025). 


Diante disso, empresas do segmento avaliam e identificam as principais tendências que irão se desenvolver nos próximos anos a fim de se adaptar para atender a essas expectativas. Segundo Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria de suplementos alimentares, os consumidores modernos não buscam apenas funcionalidades, mas também experiências completas com produtos que equilibrem saúde, sustentabilidade e inovação. 


Para o diretor, há quatro principais tendências previstas para este ano de 2025, que também foram exploradas profundamente no e-book “Tendências em alimentos, bebidas e suplementos 2025 – Um Olhar Pronutrition”, elaborado pela empresa de modo gratuito. São elas: 


1 - Saúde Feminina 


Soluções além do básico, com ingredientes como cálcio, vitamina D e colágeno estão em destaque, atendendo às necessidades de mulheres em diferentes fases da vida, especialmente no cuidado com a saúde óssea e bem-estar durante a menopausa. 


“Apesar da alta demanda, um levantamento da Kemin mostrou que entre os anos de 2021 e 2023, 5% dos suplementos lançados foram direcionados especificamente para perimenopausa e menopausa, e 40% focados em gravidez e amamentação. Essa abordagem oferece às marcas a oportunidade de combinar ciência e personalização, conectando-as ao público feminino”, pontua Neves. 


2 - Bem-estar mental e saúde cognitivo 


Com o aumento de casos e a preocupação relacionada ao estresse e à ansiedade entre a população, a busca por suplementos que promovam o equilíbrio mental e emocional ganha espaço no mercado. Vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes ganham força como importantes aliados. 


Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, 53% dos adultos relatam o estresse e 40% o sono como os fatores de estilo de vida que mais impactam a saúde mental. No mercado, suplementos voltados para a saúde mental tem projeções de crescimento de US$ 11 bilhões até 2032, conforme pesquisa da Fortune Business Insight. 


3 - Inovação em formatos: géis e gummies  


“A experiência sensorial pode ser um diferencial importante entre muitos consumidores. Formatos como gomas, géis e pós solúveis estão substituindo as tradicionais cápsulas e comprimidos. Esses produtos são altamente atraentes para públicos diversos, desde jovens a idosos”, explica Francisco. 


Nos Estados Unidos, 37% dos consumidores preferem suplementos em formatos de goma e 21% dos jovens no Brasil, de 25 a 34 anos, consomem vitaminas e suplementos, como aponta a Mintel, sendo uma grande oportunidade de investimento neste setor. 


4 - Sustentabilidade como pilar 


De acordo com o diretor, a sustentabilidade está deixando de ser uma tendência e tornando-se uma exigência essencial. Hoje, os consumidores valorizam cada vez mais produtos com ingredientes limpos, embalagens recicláveis e práticas transparentes ao longo de toda a cadeia produtiva, conquistando maior confiança e lealdade. 


“Para aproveitar essas tendências, é crucial que as marcas estejam preparadas para agir rapidamente e investir em inovação. O consumidor moderno valoriza a saúde preventiva e espera soluções que se encaixem em seu estilo de vida único. A personalização é, sem dúvidas, o futuro desse mercado e isso precisa ser feito o quanto antes para acompanhar a evolução constante que o setor apresenta”, finaliza Francisco. 


Clique aqui e acesse o e-book na íntegra gratuitamente.





Por, 

Gisele Barros 

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Especialista no Mercado de Fragrâncias 

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria 

Gisele Barros   Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

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