3 PRINCIPAIS DICAS PARA ‘SEGURAR’ A PRODUÇÃO DE OLEOSIDADE NA PELE COM O AUMENTO DAS TEMPERATURAS
- Gisele Barros
- há 12 minutos
- 3 min de leitura
Nada de rotinas extensas nos cuidados com a pele. Mesmo que a rotina seja simplificada, ela deve existir com o básico bem feito: limpeza, hidratação e proteção solar. E esses produtos podem atuar para controlar a oleosidade da pele.

O tipo de pele mais predominante no Brasil é a oleosa e mista (que apresenta oleosidade na região de testa, nariz e queixo). Por isso, não é incomum encontrar pessoas que tenham dificuldade em acertar no skincare para esse tipo de pele. Há até alguns mitos de que a hidratação prejudicaria a pele e aumentaria a produção de sebo. Mas a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que isso não é verdade. “Oleosidade não é sinônimo de pele hidratada”, explica. Abaixo, estão as três principais dicas para combater a produção excessiva de oleosidade na pele:
Evite sabonetes agressivos. Segundo a Dra. Flávia, sabonetes muito adstringentes comprometem a barreira de ceramidas, essencial para proteger a microbiota cutânea, evitar a proliferação de bactérias e ácaros, e reduzir processos inflamatórios ligados ao envelhecimento. Há um risco, com o uso desses sabonetes, de piorar a oleosidade e acne. “Prefira sempre sabonetes ultrassuaves (ultrassoft) ou do tipo syndet (detergentes sintéticos), que limpam sem retirar excessivamente a oleosidade natural da pele”, comenta a médica. No mercado, uma alternativa criada pelas indústrias é a estratégia de não usar sabão na formulação. É o caso da Espuma de Limpeza Shaving de Ozônio, da B.URB, que desobstrui os poros profundamente e reduz a oleosidade de forma duradoura, além de ter eficácia antiacne. “A ausência do sabão faz com que o produto não irrite e não resseque a pele. Sua fórmula leve penetra facilmente na pele, limpando profundamente os poros, em uma fórmula de alta tolerância, uma vez que o produto contém ácido hialurônico, aloé vera e extrato de barbatimão que mantém o equilíbrio e a proteção natural da pele”, diz Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB.
Nunca dispense um bom hidratante. “Mesmo peles oleosas precisam de hidratação. Oleosidade não é sinônimo de pele hidratada. Na verdade, peles muito oleosas tendem a ser inflamatórias e desreguladas”, destaca a Dra. Flávia. É indicado que o produto tenha textura mais aquosa, em veículos leves (gel, gel-creme e sérum) e sem gordura. No mercado, produtos como Depore Hydra Matte, um hidratante ultramatificante da Ada Tina, podem ser usados. “Com textura extremamente leve e suave, sem deixar um aspecto pegajoso, o Depore Hydra Matte é capaz de reduzir a oleosidade excessiva da pele em apenas 10 minutos, assim controlando o brilho e reduzindo poros dilatados enquanto mantém a pele matificada sem prejudicar a hidratação, além de também promover melhora da acne e clareamento da pele para torná-la mais uniforme”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.
Escolha um protetor solar que você ame — e use! A Dra. Flávia Brasileiro sugere aplicar o filtro solar todos os dias, ao menos três vezes ao dia. “Encontrar uma textura agradável aumenta a adesão e garante a proteção contínua contra os danos solares, que são os principais causadores do envelhecimento da pele”, diz a médica. Para pele oleosa , os produtos devem contar com FPS de no mínimo 30 em texturas matificantes, secas ou oil free. Segundo o Dr. Maurizio Pupo, uma novidade é Sunsec Gel Fluid FPS 50, um protetor solar com textura em gel super fluida, extraleve e de rápida absorção, sendo especialmente indicado para peles oleosas, pois não pesa na pele ou deixa com aspecto pegajoso. “Além de oferecer amplo espectro de proteção solar por 12 horas graças à exclusiva tecnologia Solent, o produto conta com dipeptídeos colagênicos, que estimulam fortemente a produção de colágeno para rejuvenescer, e Earth Water, uma água luxuosa obtida da ilha Noirmontier, na França, com alto poder antioxidante e remineralizante. Também é formulado com o exclusivo Difendiox, que combina 14 antioxidantes naturais para potencializar a proteção biológica contra a radiação UVA e UVB, luz azul e luz visível e reduzir os danos causados pelos radicais livres, o que contribui para a prevenção e tratamento de manchas, rugas e flacidez”, finaliza o Maurizio.
FONTES:
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @flaviabrasileirodermato / @renascencedermatologiapp
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








